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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do ambiente educacional a partir da percepção do discente de Medicina em uma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the educational environment from the perception of the student of Medicine in a public institution of the State of Rio de Janeiro
Autor: Fernandes, Débora Alves dos Santos 
Primeiro orientador: Taquette, Stella Regina
Primeiro coorientador: Rodrigues, Nádia Cristina Pinheiro
Primeiro membro da banca: Rangel, Mary Therezinha Alexandre Simen
Segundo membro da banca: Souza, Luciana Maria Borges da Matta
Terceiro membro da banca: Tortori, Cláudio José de Almeida
Resumo: O ambiente educacional (AE) do ensino médico é definido como o conjunto de fatores de natureza material e afetiva que permeia o tripé formado pela instituição de ensino, pelo professor e, em especial, pelo educando. Fatores físicos, psicológicos, sociais, pedagógicos e tecnológicos contribuem de forma intrínseca no êxito do processo ensino-aprendizagem e são a resultante da dinâmica salutar dos três pilares do AE. Um ambiente saudável resulta em uma aprendizagem de qualidade e, consequentemente, em um profissional com maior nível de competência e satisfação em relação à carreira escolhida. Analisar o ambiente educacional de uma escola de medicina na visão de seus discentes e pesquisar a presença de associação entre as variáveis sociodemográficas dos discentes e suas percepções a respeito do processo de ensino-aprendizagem, dos docentes, dos resultados acadêmicos, do ambiente geral de ensino e das relações sociais associados. Trata-se de um estudo observacional de corte transversal com estudantes de medicina de 4 diferentes períodos do curso. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o DREEM, questionário específico de avaliação de AE médico, e um questionário sociodemográfico. Os dados foram coletados em junho e em dezembro de 2017 em uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro e analisados por meio dos programas estatísticos R versão i386 3.5.0 e R Studio, utilizando-se de teste de hipóteses e de análise de variância e testes de significância estatística. Participaram 210 estudantes , sendo 80 do 1º período do curso, 43 do 4º, 44 do 9º e 43 do 12º período. A média da pontuação geral do DREEM revelou que os estudantes possuem uma visão mais positiva que negativa do AE de uma maneira geral. Se destaca a discrepância de resultados encontrados entre os grupos pesquisados. As maiores pontuações foram encontradas no primeiro período (ciclo básico) e as menores no décimo segundo período (internato), indicando que quanto mais avança no curso médico, mais negativa se torna a visão do discente a respeito do ambiente educacional. A percepção a respeito do ambiente e das relações sociais foi negativa nos quatro grupos, evidenciando um ponto crítico a ser considerado. As estudantes do sexo feminino, os de cor branca, e os que moravam fora do Rio de Janeiro antes de cursarem a EMC percebem o AE de forma mais negativa. A percepção do AE pelos estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas raciais ou sociais e os que não ingressaram pelo sistema de cotas foi semelhante. Os estudantes de baixa renda percebem o AE de forma mais positiva. A análise do ambiente educacional com o DREEM permitiu salientar os pontos fortes que carecem de maior valorização, pontos fracos que necessitam de intervenção, e, principalmente, a insatisfação e o desencanto dos estudantes com relação aos modelos tradicionais flexnerianos. Estudantes de baixa renda e autodeclarados não brancos parecem relevar problemas e situações negativas do AE, enquanto as estudantes do sexo feminino são mais críticas e mais exigentes. Os resultados encontrados revelam que o ensino centrado no professor é um fator desfavorável no AE e desestimula a progressiva autonomia intelectual e profissional preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes.
Abstract: Introduction: The educational environment (EE) of medical education is defined as the set of factors of a material and affective nature that permeates the tripod formed by the educational institution, by the teacher and, in particular, by the student. Physical, psychological, social, pedagogical and technological factors contribute intrinsically to the success of the teaching-learning process and are the result of the salutary dynamics of the three pillars of EE. A healthy environment results in quality learning and, consequently, a professional with a higher level of competence and satisfaction with the career chosen. Objectives: To analyze the educational environment of a medical school in the view of its students and to investigate the presence of association between the sociodemographic variables of the students and their perceptions to repeat the teaching-learning process, the teachers, the academic results, the general teaching environment and social relations. Methods: This is a cross-sectional observational study with medical students from 4 different periods of the course. Two data collection instruments were used: the DREEM, a specific questionnaire for the evaluation of medical EE, and a sociodemographic questionnaire. The data were collected in June and December of 2017 at a public university in the State of Rio de Janeiro and analyzed through the statistical programs R version i386 3.5.0 and R Studio, using hypothesis test and analysis of variance and tests of statistical significance. Results: 210 students participated, of which 80 were from the 1st period of the course, 43 from the 4th, 44 from the 9th and 43 from the 12th period. The average overall DREEM score revealed that students have a more positive than negative view of EE in general. It highlights the discrepancy of results found among the groups surveyed. The highest scores were found in the first period (basic cycle) and the lowest in the twelfth period (boarding school), indicating that the more the student advance in the medical course, the more negative your vision about the educational environment becomes. The perception about the general teaching environment and social relations was negative in the four groups, highlighting critical points to be considered. Female students, white, and those who lived outside Rio de Janeiro before attending in medical school perceived EE more negatively. The perception of EE by students who entered the system of racial or social quotas and those who did not join the quota system was similar. Low-income students perceive EE more positively. Conclusion: the analysis of the educational environment with the DREEM allowed us to highlight the strengths that need to be more valued, the weak points that need intervention, and, especially, the students' dissatisfaction with the traditional Flexnerian models. Low-income and self-declared non-white students appear to be experiencing more problems and negative situations in the medical school, and the female students are more critical and more demanding. The results show that teacher-centered teaching is an unfavorable factor in EE and discourages the progressive intellectual and professional autonomy advocated by the current National Curricular Guidelines of the Brazil.
Palavras-chave: Medical education
Learning environment
Perception of medical students
DREEM
Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Educação médica
Avaliação educacional
Educação médica
Ambiente de aprendizagem
Percepção dos estudantes de medicina
DREEM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Citação: FERNANDES, Débora Alves dos Santos. Avaliação do ambiente educacional a partir da percepção do discente de Medicina em uma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8648
Data de defesa: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Médicas

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