Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8673
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo do comprimento peniano e autopercepção de seu tamanho em uma coorte de brasileiros autodeclarados segundo a cor de pele como brancos ou negros
Título(s) alternativo(s): Anthropometric study of penile length in self-declared brazilians regarding the color of the skin as white or black
Autor: Barboza, Rogério Alves 
Primeiro orientador: Silva, Eloísio Alexsandro da
Primeiro membro da banca: Damião, Ronaldo
Segundo membro da banca: Carrara, Sergio Luís
Terceiro membro da banca: Lara, Celso Mario Costa
Resumo: Vivemos em uma sociedade falocêntrica e erotizada, que direta ou indiretamente valoriza o pênis de grandes proporções. Homens que julgam ter o pênis pequeno devido a um conceito errôneo do que é normal para o pênis ou que possuem um falo anatomicamente pequeno podem desenvolver uma grande angústia levando à dificuldade de relacionamento tanto sexual como social. Essa angústia é levada com frequência ao consultório do médico urologista, por ser considerado o principal médico que cuida da saúde masculina. Fazendo-se necessário que o urologista tenha entendimento dos parâmetros métricos penianos e como abordar esses questionamentos. A sociedade brasileira foi criada por vários grupos étnicos, que se miscigenaram intensamente. Apesar dessa miscigenação, muitos mitos e preconceitos relacionados a cada grupo vêm se perpetuando. No que se diz respeito ao pênis, um dos principais mitos que carregamos desde o Brasil colônia é que o falo de pessoas de cor de pele preta são maiores que os de cor branca. Mito que iremos abordar. Este é um estudo de coorte transversal observacional no qual foi analisado antropometricamente o comprimento peniano e a autopercepção deste, em brasileiros autodeclarados com a cor de pele branca (APB) ou negra (APN). Os homens que participaram do estudo autodeclararam sua cor da pele, depois responderam a uma entrevista semiestruturada para avaliar sua percepção quanto ao tamanho do próprio pênis e sua autoestima associada a este. Após a entrevista, o comprimento do pênis foi medido com uma régua graduada em milímetros. O comprimento médio do pênis dos homens que se declararam com cor da pele negra foi de 16,5 ± 1,7cm (comprimento peniano flácido totalmente esticado) e o comprimento médio do pênis em homens que se declararam com cor da pele branca foi de 15,8 ± 1,6cm (p <0,001). A maioria dos APN (94,0%) e dos APB (89,4%) estão satisfeitos com o tamanho do pênis (p = 0,464). O estudo mostrou que o comprimento médio do pênis dos homens que se identificaram como pretos é apenas um pouco maior do que aqueles que se identificaram como brancos. No entanto, não houve diferença significativa entre os grupos quanto à autoavaliação da imagem gênito-corporal.
Abstract: This is an observational transversal cohort study in which we aim to analyze the Brazilian penis length and compare the penis size of the men self-declared as white (SDW) or black (SDB) skin color. The Subjects were asked for self-declare according to their skin color, after that they have been invited to participate in a semi-structured interview so as to have their perception evaluated regarding their penis size and their self-esteem as well. Eventually, their penis length was measured with an anthropometric ruler. The men´s mean penis length who declared themselves as black skin color was 16.5±1.7cm (penis length in real fully-stretched flaccid length) and the men´s mean penis length who declared themselves as white skin color was 15.8±1.6cm (p<0.001).The majority of either SDB (94.0%) or SDW (89.4%) are satisfied with their penis size (p=0.464). We have shown that the man´s mean penis length who identifies himself as black is just a little bit bigger than the one who identifies himself as white. However, there were no significant difference between groups regarding self-assessment of genital body image.
Palavras-chave: Penis
Penis size
Self-declared skin color
Anthropometry
Pênis
Comprimento peniano
Cor de pele autodeclarada
Penis
Antropometria
Penis Crescimento e desenvolvmento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Citação: BARBOZA, Rogério Alves. Estudo do comprimento peniano e autopercepção de seu tamanho em uma coorte de brasileiros autodeclarados segundo a cor de pele como brancos ou negros. 2017. 46 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8673
Data de defesa: 27-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Médicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rogerio Alves Barboza Dissertacao completa.pdf982,18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.