Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8763
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação a distância na formação pedagógica de preceptores: avaliando a construção de ambientes colaborativos
Título(s) alternativo(s): Distance Education in pedagogical training of preceptors: evaluating building collaborative environments
Autor: Afonso, Denise Herdy 
Primeiro orientador: Grisolia, Alexandra Maria Monteiro
Primeiro coorientador: Carvalho Junior, Paulo Marcondes
Primeiro membro da banca: Moura, Anna Tereza Miranda Soares de
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Eliana Claudia de Otero
Resumo: O Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Residente (NAPPRE) em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico (CDA) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolve desde 2010 o Curso de Formação Pedagógica para a Prática da Preceptoria (CFPPP) curso de extensão na modalidade aperfeiçoamento, tendo como eixos estruturantes cuidado, educação e gestão. Sustentado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Saúde (DCNs), o curso apresenta-se como uma estratégia de Educação Permanente em Saúde (EPS) desta instituição utilizando, tanto nas atividades presenciais como na educação à distância, metodologias ativas para o desenvolvimento da competência pedagógica do preceptor. O projeto político pedagógico do curso valoriza a integração dos profissionais de diferentes categorias para o trabalho em equipe. O alcance dos objetivos educacionais e a construção de projetos de intervenção a serem desenvolvidos nas instituições de origem durante o curso exige interação constante dos participantes e desenvolvimento de espaços colaborativos facilitados por estratégias mistas de educação em atividades presenciais e à distância. Considerando que, aproximadamente, 57% da carga horária do curso corresponde à atividades no ambiente virtual de aprendizagem é fundamental compreender a relevância e funcionalidade deste modelo pedagógico para promover a aprendizagem e induzir práticas colaborativas interdisciplinares compreendidas como um caminho para o desenvolvimento da capacidade criativa, da solidariedade e da inteligência coletiva favorecendo a autonomia crescente, individual e coletiva, a autoria e a produção de cuidado e educação. Estes são elementos constitutivos de práticas educacionais coerentes com as necessidades de formação dos profissionais para qualificar o cuidado em saúde no nosso País. Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar como a Educação à Distância (EaD) favorece a construção de ambientes colaborativos na formação pedagógica de preceptores. Trata-se de um estudo de caso único, retrospectivo, com duas unidades de análise, explanatório, intrínseco e educacional. São integrantes dessa pesquisa, como participantes, todos os preceptores da 1ª e 2ª turmas (anos 2010 e 2011 respectivamente). O planejamento educacional do curso foi contextualizado considerando as competências pedagógicas que são objetivos de aprendizagem. Foram analisados documentos produzidos de forma individual e coletiva durante as etapas do curso. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva e a análise dos dados coletados no material documental foi por análise de conteúdo segundo as proposições de Bardin com identificação de núcleos e/ou validação destes núcleos através das nuvens de palavras construídas através do <i>wordle</i>.
Abstract: The Center for Psychopedagogical the Resident (NAPPRE) in partnership with the Coordinator of Academic Development (CDA) of the Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) of the State University of Rio de Janeiro (UERJ), developed since the 2010 Training Course for Teaching Practice of Preceptorship (CFPPP) - extension course in perfecting mode, with the structural axes care, education and management. Supported the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS) and guided by the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Health (DCNs), the course presents as a strategy of Continuing Education in Health (EPS) using this institution, both in classroom activities and in distance education, active methodologies for the development of teaching skills of the preceptor. The political pedagogical project of the ongoing integration of professional values of different categories for teamwork. The achievement of educational goals and the construction of intervention projects to be developed in the institutions of origin during the course requires constant interaction of the participants and facilitated the development of collaborative spaces for mixed strategies in education and distance learning activities. Whereas approximately 57% of the course load corresponds to the activities in virtual learning environment is essential to understand the relevance and functionality of this teaching model to promote learning and lead interdisciplinary collaborative practices understood as a way for the development of creative capacity , solidarity and collective intelligence favoring increased autonomy, and individual and collective production of care and education. These are components of educational practices consistent with the training needs of professionals to qualify for health care in our country. This research project aims at assessing how the Distance Learning favors the construction of collaborative environments in the pedagogical training of preceptors. This is single a study, retrospective case with two units of analysis, explanatory, educational and intrinsic. They are members of this research, as participants, all preceptors from the 1st and 2nd class (2010 and 2011 respectively). Documents produced will be analyzed individually and collectively through the steps of the course. Quantitative data will be analyzed using descriptive statistics. The analysis of data collected in the documentary material is a content analysis according to Bardin's propositions with identification of nuclei and / or validation of these nuclei through the clouds of words constructed by the <i>wordle</i>.
Palavras-chave: Pedagogical training
Competence development
Preceptorship
Distance learning
Collaborative environment
Communities of practice
Professores Formação
Preceptores
Ensino a distância
Ambientes virtuais compartilhados
Educação baseada na competência
Formação pedagógica
Desenvolvimento de competências
Preceptoria
Educação a distância
Ambiente colaborativo
Comunidades de prática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Citação: AFONSO, Denise Herdy. Educação a distância na formação pedagógica de preceptores: avaliando a construção de ambientes colaborativos. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8763
Data de defesa: 30-Jul-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Médicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO_FINAL_PUBLICADA_Denise_Herdy_Afonso.pdf2,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.