Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8845
Tipo do documento: Tese
Título: Livros e leitores nas redes de sociabilidade do YouTube
Autor: Silva, Renata Prado Alves 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcio Souza
Primeiro membro da banca: Travancas, Isabel Siqueira
Segundo membro da banca: Pernisa Júnior, Carlos
Terceiro membro da banca: Benevides, Ricardo
Quarto membro da banca: Moriconi Júnior, Italo
Resumo: Esta tese analisa como os canais literários no YouTube, conhecidos como booktube, comunicam modos de leitura e afetos para com o livro. Tomou-se como objeto de pesquisa a produção de sentidos na comunidade booktube, considerada a partir de duas dimensões. A primeira delas é a dos sentidos na leitura, através de práticas compartilhadas por seus participantes. A segunda, a da relação afetiva entre leitores e a materialidade dos objetos textuais. Afirma-se como hipótese central da presente tese que a produção de sentidos e as práticas de coleção de livros na comunidade booktube são marcadas pela materialidade do códice impresso, bem como por seus aspectos estéticos, sociais e culturais. Uma vez que a pesquisa esteve a todo tempo focada naquilo que é transmitido através da amostra de vídeos investigados, optou-se pela análise de conteúdo como principal método de pesquisa. Após um mapeamento das principais formas através das quais leitores têm usado mídias sociais para comunicar modos de leitura e informações sobre livros, apresenta-se uma tipologia de vídeos mais comuns à comunidade booktube, bem como vídeos menos frequentes, como os bookshop crawls, que são exemplos da heterogeneidade e do potencial do booktube em fazer não apenas a curadoria de livros, mas de tudo que se apresenta como potencialmente literário. Foram realizados, ainda por meio dos relatos em vídeo, estudos sobre as motivações para a participação na comunidade, e sobre as formas de compartilhar experiências de leitura e opiniões sobre os livros lidos. A relação afetiva entre leitores e a materialidade dos objetos textuais é analisada principalmente a partir de vídeos de unboxing, book haul e bookshelf tour, nos quais leitores respectivamente desembalam livros comprados ou recebidos de editoras e inscritos; mostram obras recém-adquiridas; e apresentam detalhadamente suas estantes de livros. Emerge, desta pesquisa, o livro impresso como objeto de desejo e coleção no contemporâneo, em um contexto de profusão de conteúdos digitais, inclusive por um público jovem cuja participação se destaca no booktube
Abstract: This thesis aims to analyze how literary YouTube channels known as booktube communicate reading experiences and affections towards books. The production of meaning in the booktube community, considered from two dimensions, was taken as a research object. The first of these dimensions is that of the senses in reading, through practices shared by its participants. The second is that of the affective relationship between readers and the materiality of textual objects. It is asserted as a central hypothesis of the present thesis that the production of meaning and practices of book collection in the booktube community are marked by the materiality of the printed codex as well as by its aesthetic, social and cultural aspects. Since the research was at all times focused on what is transmitted through the sample of videos investigated, we opted for content-based analysis as the main research method. After a mapping of the main ways in which readers have used social media to communicate reading modes and information about books, a typology of videos that are more usual to the booktube community is presented, as well as less frequent videos, such as bookshop crawls, which are examples of heterogeneity and the potential of booktube to do not only curating books, but everything that presents itself as potentially literary. Studies on motivations for community participation and on ways to share reading experiences and opinions on books were also carried out through the video reports. The affective relationship between readers and the materiality of textual objects is analyzed mainly from videos of unboxing, book haul and bookshelf tour, in which readers respectively unpack books bought or received from publishers and subscribers; show newly acquired titles; and present their bookshelves in detail. From this research the printed book emerges as object of desire and collection in the contemporary, in a context of profusion of digital contents experienced by a young audience whose participation stands out in the booktube community
Palavras-chave: Booktube
YouTube
Book
Reading
Meaning
Affection
Sentido
Comunicação de massa
Rede sociais on-line
Livros e leitura
Afeto (Psicologia)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Renata Prado Alves. Livros e leitores nas redes de sociabilidade do YouTube. 2018. 306 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8845
Data de defesa: 6-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Renata Prado Alves Silva.pdf6,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.