Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8848
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Poéticas participativas contemporâneas: o engajamento dos sentidos na arte tecnológica brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Contemporary participatory poetics: the engagement of the senses in Brazilian technological art |
Autor: | Junqueira, Flávia Campos ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Vinícius Andrade |
Primeiro membro da banca: | Cocchiarale, Fernando França |
Segundo membro da banca: | Silva, Victa de Carvalho Pereira da |
Terceiro membro da banca: | Cristofaro, Ricardo de |
Quarto membro da banca: | Castillo, Sonia Marta de Carvalho Salcedo Del |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar o engajamento dos sentidos pela produção artística tecnológica brasileira a partir de 2001 como forma de participação do público na obra, que ganha o papel de interagente. As poéticas participativas, comumente associadas à produção dos anos 1960 e 1970, mostram-se remodeladas, propondo novos tipos de relação espectador-obra, ainda que seja por por canais sensórios pouco usuais e a partir de linguagens não convencionais. O presente trabalho é dividido de acordo com os três modos de participação identificados durante a pesquisa: Ação; Imersão e Conexão. O primeiro capítulo almeja estabelecer os parâmetros pelos quais compreendemos os sentidos e a percepção, bem como as ideias de interação e participação na história da arte brasileira recente. Com exemplos de obras antigas e atuais, busca mostrar como a ação segue presente enquanto proposta poética. O segundo capítulo traça um paralelo entre os primeiros usos dos recursos tecnológicos e a maneira como a obra de arte foi se abrindo para um maior envolvimento do espectador, até alcançar a imersividade por meio da tecnologia. Por fim, o terceiro capítulo ambiciona mostrar que a ideia de conexão se radicalizou com a tecnologia e, por meio de exemplos, expõe artistas e obras que nos colocam em relação com sistemas de diversas naturezas |
Abstract: | This work aims to investigate the engagement of the senses put forth by the Brazilian technological artistic production since 2001 as a form of audience participation in the work, contextualized in the position of interactor. Participatory poetics, commonly associated with the production of the 1960s and 1970s, are reconstructed, proposing new types of spectator-work relationship, even if it is through unusual sensory channels and from unconventional languages. The present work is divided according to the three modes of participation identified during the research: Action; Immersion and Connection. The first chapter aims to establish the parameters by which we understand the senses and perception, as well as the idea of interaction and participation in recent Brazilian art history. With examples of old and current works, it seeks to show how action is still present as a poetic proposal. The second chapter draws a parallel between the first uses of technological resources and the way in which the work of art has opened up to a greater involvement of the viewer, until it reaches immersiveness through technology. Finally, the third chapter aims to show that the idea of connection has become radicalized with technology and, through examples, exposes artists and works that put us in relation with systems of various natures |
Palavras-chave: | Technological art Brazilian art Participation Senses Arte tecnológica Arte brasileira Participação Sentidos Comunicação Social Arte Brasil Tecnologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | JUNQUEIRA, Flávia Campos. Poéticas participativas contemporâneas: o engajamento dos sentidos na arte tecnológica brasileira. 2019. 158 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8848 |
Data de defesa: | 30-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Flavia Campos Junqueira.pdf | 7,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.