Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8849
Tipo do documento: Tese
Título: Imagens da pedagogia: uma genealogia das relações entre cinema e educação no Brasil
Título(s) alternativo(s): Images od pedagogy: a genealogy of the relations between cinema and education in Brazil
Autor: Chavez, Marcio Blanco 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Leroux, Liliane
Segundo membro da banca: Reis Junior, João Alves dos
Terceiro membro da banca: Nova, João Luiz Leocadio da
Quarto membro da banca: Machado, Eliany Salvatierra
Resumo: A História da relação entre cinema e educação em escolas brasileiras já possui cerca de 80 anos, se considerarmos como marco de política pública nacional a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) em 1937. De lá para cá, a exibição de conteúdo audiovisual na escola se consolidou como prática corriqueira em detrimento das possibilidades pedagógicas que a produção de filmes oferece para a educação, como é o caso do primeiro filme realizado por alunos em um curso de cinema dentro uma escola pública em 1963, uma experiência apagada da historiografia do cinema e da educação no Brasil. O presente estudo mapeia as condições que modularam dois modos de funcionamento do cinema na educação exibição e produção audiovisual ao longo desses 80 anos com o objetivo de fornecer subsídios para analisar práticas atuais no ensino formal, como é o caso dos projetos Cineclube nas Escolas e Anima Escola. Quais as implicações que a exibição e produção de filmes na escola tem para o processo pedagógico? Essa pergunta será respondida através de uma genealogia das relações entre cinema e educação no Brasil a partir da análise de três filmes e das forças que incidiram sobre sua realização em diferentes períodos: Os Músculos Superficiais do Homem (1936), O Parque (1963) e O Suicídio (2017). Os três filmes foram realizados no contexto do ensino formal e expressam, cada um a seu modo, as diferentes formas de relação entre cinema e educação nesses 80 anos. O mapeamento dos modos de regular tal relação em cada período foi realizado por meio do levantamento de diversos tipos de fontes e de arquivos: filmes, documentos oficiais, artigos jornalísticos, observação participante e entrevistas. Os arquivos que resultaram desse mapeamento foram vistos e organizados através de um mesmo filtro : a relação entre imagem e palavra que atravessa as experiências de produção e exibição desses filmes. A análise desse conjunto de dados permite fazer uma reflexão crítica a respeito de uma alfabetização audiovisual na atualidade e aponta a urgência de incluir o gesto criador do aluno no centro da relação entre cinema e educação
Abstract: The History of the relationship between cinema and education in Brazilian schools is about 80 years old, considering the creation of the National Institute of Educational Cinema (INCE) in 1937 as the national public policy framework. Since then, the exhibition of audiovisual content in school was consolidated as a common practice in detriment of the pedagogical possibilities that the production of films offers for education, as is the case of the first film realized by students in a course of cinema in a public school in 1963, a deleted experience of the historiography of the cinema and of education in Brazil. The present study maps the conditions that modulate two modes of cinema functioning in education - exhibition and audiovisual production - throughout these 80 years with the objective of providing subsidies to analyze current practices in formal education, such as the Cineclube projects in the Schools and Anima School. What are the implications of showing and producing films at school for the pedagogical process? This question will be answered through a genealogy of the relations between cinema and education in Brazil, based on the analysis of three films and the forces that focused on their realization in different periods: The Surface Muscles of Man (1936), The Park (1963) and The Suicide (2017). The three films were made in the context of formal education and express, in their own way, the different forms of relation between cinema and education in those 80 years. The mapping of ways to regulate this relationship in each period was carried out by means of surveying various types of sources and archives: films, official documents, journalistic articles, participant observation and interviews. The files that resulted from this mapping were seen and organized through a single "filter": the relationship between image and word that crosses the experiences of production and exhibition of these films. The analysis of this data set allows a critical reflection on an audiovisual "literacy" today and points out the urgency of including the creative gesture of the student at the center of the relationship between cinema and education
Palavras-chave: Education
Educational Cinema
New Cinema
Media-Education
Cinema Educativo
Cinema Novo
Mídia-Educação
Comunicação Social
Educação
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CHAVEZ, Marcio Blanco. Imagens da pedagogia: uma genealogia das relações entre cinema e educação no Brasil. 2019. 218 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8849
Data de defesa: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Marcio Blanco Chavez.pdf8,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.