Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8853
Tipo do documento: Tese
Título: A imagem de uma busca por uma imagem: gestos e faltas de si no documentário autobiográfico
Título(s) alternativo(s): The image of a search (for an image) : gestures and lackings of self in autobiographical documentaries
Autor: Andrade, Márcio Henrique Melo de 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Rebello da
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Abreu, Leandro Pimentel
Terceiro membro da banca: Machado, Patrícia Furtado Mendes
Quarto membro da banca: Blank, Thais Continentino
Resumo: Com a ampla difusão das tecnologias de informação e comunicação, blogs, vlogs e redes sociais se estabeleceram como espaços de exposição e formação de subjetividades. No cinema documentário, esse movimento de autorrepresentação se inicia nos anos 60 e, a partir dos anos 2000, se intensifica e se consolida no aparecimento de diversas obras ficcionais, documentárias e experimentais com uma grande variedade de temáticas, e invenções de linguagem que apontam para as diferentes redes de relações com outros saberes e práticas. Esta pesquisa investiga alguns aspectos da representação de si e da criação da imagem nos documentários L'Image manquante (2014, Rithy Panh), In Film Nist (2011, Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb) e Elena (2013, Petra Costa) através de uma questão que parece uni-los: diante de um contexto sociocultural povoado por certo excesso das imagens, e nas imagens, como estes cineastas partem de faltas de si e de imagens para criarem obras artísticas e explicitarem as lacunas desta negação dentro delas? Nesses três filmes, as imagens, tanto para seus autores como para os espectadores, não se configuram apenas como um ponto de chegada, mas igualmente de partida: mais do que obras resultantes de um processo criativo, esses documentários se configuram como gatilhos diligentes de tensões que, disparados, provocam desarmonia. Ao permitir um diálogo entre uma instância de representação da vida do documentarista e das potencialidades e limitações da representação por meio de imagem, a análise fílmica destas obras, neste projeto, funcionará como um ponto de partida para borrar relações possíveis
Abstract: With a wide spread of technologies of information and communication, blogs, vlogs and social media had settled spaces of formation and exhibition of subjectivity. In the documentary film, this movement of self-representation begins in the 1960s and, from the 2000s onwards, it intensifies and consolidates with many fictional, documentary and experimental works. This trend reveals a large variety of methodologies and language inventions that point to relationships with other knowledge and practices. The movies The Missing Picture (2014, Rithy Panh), This is not a film (2011, Jafar Panahi and Mojtaba Mirtahmasb) and Elena (2013, Petra Costa) reveal an issue that seems to unite them: in the face of a socio-cultural context permeated by a certain greater amount of images, and a excess in the images, as these filmmakers depart from 'lack of self and images' to create artistic and explicit works as gaps of this negation within from them? In these three films, the images are not configured as a point of arrival, but also a starting point: more than artistic works that resulted from a creative process, these documentaries are such as tensioned triggers which, triggered, provoke disharmony. The analysis of these works, in this project, will function as a starting point to erase possible dialogues between an instance of representation of the life of the documentarist and the potentialities and limitations of representation through image
Palavras-chave: Documentary
Autobiography
Image
Subjectivity
Film Analysis
Imagem
Subjetividade
Análise Fílmica
Comunicação social
Documentário
Autobiografia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ANDRADE, Márcio Henrique Melo de. A imagem de uma busca por uma imagem: gestos e faltas de si no documentário autobiográfico. 2019. 269 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8853
Data de defesa: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Marcio Henrique Melo de Andrade.pdf6,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.