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Tipo do documento: Tese
Título: Maracanazo e Mineiratzen: Imprensa e Representação da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1950 e 2014.
Título(s) alternativo(s): Maracanazo and Mineiratzen: Press and representation of the Brazilian National Soccer Team in the 1950 and 2014 FIFA World Cups
Autor: Brinati, Francisco ângelo 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Matheus, Letícia Cantarela
Segundo membro da banca: Gastaldo, Edison Luis
Terceiro membro da banca: Guerra, Márcio de Oliveira
Quarto membro da banca: Gordon Júnior, Cesar Claudio
Resumo: O esporte, entre as suas diversas variantes, é meio de expressão das construções acerca da identidade nacional. O futebol atua como um elemento aglutinador de etnias e classes e é uma importante maneira de influenciar a visão que o brasileiro tem de si próprio. No Brasil, a Seleção funciona como instrumento unificador de nação, representante da cultura nacional. Ao representar os atletas e equipe, os meios de comunicação acabam por construir imagens que influenciam nos sentidos de pertencimento em relação ao objeto retratado. Por meio dos discursos adotados pela imprensa, atribuímos valores simbólicos que geram identificação. A disputa de uma Copa do Mundo FIFA é um momento em que o sentimento de nacionalidade é avivado diante da competição entre times de futebol que correspondem a Estados-nação. No entanto, os últimos anos teriam demonstrado uma queda de interesse do torcedor nacional pelo selecionado. O Brasil, por duas oportunidades, foi sede de um Mundial. E, nas duas ocasiões, a Seleção Brasileira sofreu derrotas e não conseguiu conquistar o título jogando em seu território. O trabalho, um estudo sobre Comunicação e Esporte, é uma análise dos textos dos jornais impressos O Globo e Folha na cobertura das Copas do Mundo de 1950 e 2014. Busca-se, uma vez que se percebera o vínculo simbólico entre o conceito de nação e o desempenho da Seleção nacional de futebol, entender como foram construídas as representações da equipe e, consequentemente, dos seus jogadores e quais amostras que podem identificar a relação de aproximação ou afastamento com os torcedores, nas competições que marcaram as duas principais derrotas da Seleção em cem anos de história.
Abstract: Sport, among its many variants, is a means of expression that builds national identity. Soccer acts as a uniting element of ethnicities and classes and is an important way to influence the vision that Brazilians have of themselves. In Brazil, the National Soccer Team works as a unifying instrument of nation, representative of the national culture. Representing the athletes and the team, the media tends to build images that influence the meaning of belonging in relation to the object represented. The speeches by the press are filled with symbolic values that generate identification. The FIFA World Cup is a moment in which the sense of nationality is revived on a competition between football teams that correspond to Nation-States. However, the last few years would be showing a decline of interest of the National Team fan. On two occasions, Brazil hosted the World tournament. And, on both of them, the Brazilian National Team suffered losses and failed to win the title playing at home. The current work, a study on communication and sport, is an analysis of the texts from newspapers O Globo and Folha on the coverage of the FIFA World cups of 1950 and 2014. It seeks, once you understand the symbolic link between the concept of nation and the performance of the Brazilian National Soccer Team, to understand how team representations were built. Consequently, the work also addresses the team players and in which samples we can identify the approach or detachment with team supporters in the competitions that have marked the two major defeats of the National Team in one hundred years of history.
Palavras-chave: Communication
Sport
Representation
Identification
Brazilian National Soccer Team
Comunicação
Esporte
Representação
Identificação
Seleção Brasileira
Comunicação Social
Imprensa
Redes Sociais On-line
Identidade cultural
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BRINATI, Francisco ângelo. Maracanazo e Mineiratzen: Imprensa e Representação da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1950 e 2014.. 2015. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8855
Data de defesa: 10-Dez-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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