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Tipo do documento: Tese
Título: O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador
Título(s) alternativo(s): World s greatest toy : games and the communicational history of Human-Computer Interaction
Autor: Soares, Letícia Perani 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Segundo membro da banca: Pimenta, Francisco José Paoliello
Terceiro membro da banca: Fragoso, Suely Dadalti
Quarto membro da banca: Falcão, Thiago Pereira
Resumo: Na história da interação humano-computador (conhecida por sua sigla em inglês, HCI), muito se especulou sobre uma possível influência dos jogos eletrônicos no desenvolvimento de tecnologias e teorias desta área; porém, poucas pesquisas historiográficas trabalham criticamente para desvendar estas ligações entre games e a HCI. Nesta presente tese, pretendemos apontar alguns dos temas e eventos citados por pesquisadores deste campo, especialmente em seus aspectos tecnológicos/cognitivos, mercadológicos e culturais, buscando pistas que nos são fornecidas em materiais que referenciam os pioneiros dessas áreas de trabalho a partir de uma metodologia comunicacional, portanto, relacional de abordagem histórica. Acreditamos que este esforço pode nos ajudar a compreender como nos relacionamos tanto com os games quanto com os dispositivos computacionais disponíveis atualmente no mercado, e tão presentes em nosso cotidiano
Abstract: In the history of Human-Computer Interaction (HCI), influences of games on technical and theoretical developments were always noticed; however, a few historical researches have a critical approach on this area, as connecting games and HCI. In this present work, we shall uncover some of the most important themes and events, specially working on technological/cognitive, marketing, and cultural aspects, looking for evidences that shall be provided as we search for documents that give references material aspects and the pioneers of computing and games, through a relational communicational method of historical perspectives; we believe this method shall help us to understand how we are related to current games and computer devices, which are each and every time more present in our daily lives
Palavras-chave: Games
Human-Computer Interation
Media History
Jogos eletrônicos
Interação Humano-Computador
História das Mídias
Comunicação social
Vídeogames
Computadores e civilização
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SOARES, Letícia Perani. O maior brinquedo do mundo : a influência comunicacional dos games na história da interação humano-computador. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8856
Data de defesa: 8-Jul-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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