Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8858
Tipo do documento: Tese
Título: Economia da Confiança: sobre a construção dos vínculos sociais no Airbnb e no Couchsurfing
Economia da Confiança: sobre a construção dos vínculos sociais no Airbnb e no Couchsurfing
Título(s) alternativo(s): The Economy of Trust: on forming social bonds over Airbnb and Couchsurfing
The Economy of Trust: on forming social bonds over Airbnb and Couchsurfing
Autor: Costa, Ramon Bezerra 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Aldé, Alessandra
Segundo membro da banca: Fornazin, Marcelo
Terceiro membro da banca: Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Quarto membro da banca: Cabral, Muniz Sodre de Araujo
Resumo: O que está sendo chamado de economia da confiança diz respeito a um processo de vinculação social que pressupõe três características: a dinâmica entre pares, impulsionada pelas tecnologias digitais de comunicação; a construção da confiança entre desconhecidos e a percepção de que existe abundância de recursos e não escassez. Tais práticas lembram as costumeiras trocas e empréstimos entre vizinhos, familiares e conhecidos, que agora estão acontecendo entre estranhos e requerendo que se confie em alguém que nunca se viu, a partir de outras dinâmicas, instaurando singulares relações que parecem estar em algum lugar entre as simples transações comerciais e pessoais. Diante disso, o objetivo desta tese é analisar os processos de construção dos vínculos sociais e de comunicação nas práticas que estão sendo chamadas de economia da confiança. Essa análise segue especificada em três aspectos: a dinâmica entre pares enquanto modo de funcionamento; a confiança como reguladora do processo; e a abundância como premissa. As análises são centradas em duas iniciativas da área da hospitalidade: o Couchsurfing e o Airbnb sites que permitem receber e se hospedar na residência de desconhecidos, pagando ou não por isso. As orientações metodológicas seguidas tem inspiração no método da cartografia que alguns pesquisadores sistematizaram a partir dos trabalhos de Gilles Deleuze e Félix Guattari
Abstract: The so-called economy of trust has a bearing on the social bonding process which underlies three factors: pair dynamics driven by digital communications technologies; trust building among complete strangers and the agreed-upon perception that there is resource abundance as opposed to resource shortage. Such practices recall the late commonplace borrowing, lending and swapping goods with neighbors, family members and acquaintances which are now extended to strangers even entailing a trust in people one has never seen face-to-face. The basis for starting such unique relationships seems to be lying somewhere in between the core of very basic trading and personal transactions stemming from other group dynamics, i.e. social media. In the light of the foregoing, the goal of this dissertation is to analyze social bond formation processes in the so-called economy of trust practices. This analysis is based upon three aspects each serving a specific purpose: pair dynamics as the method of operation; trust as the control device of the process and abundance as the premise. All analyses are centered on two online hospitality exchange sites: Airbnb and Couchsurfing which offer room and board for a fee and free room and board respectively. The methodological orientation that was followed is inspired by the cartographic method systematized from Gilles Deleuze and Felix Guattari s works
Palavras-chave: Economy of Trust
Social Bonds
Digital Communications Technologies
Trust
Abundance
Economia da Confiança
Vínculos Sociais
Tecnologias Digitais de Comunicação
Confiança
Abundância
Comunicação Social
Comunicação e tecnologia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: COSTA, Ramon Bezerra. Economia da Confiança: sobre a construção dos vínculos sociais no Airbnb e no Couchsurfing. 2017. 245 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8858
Data de defesa: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Ramon Bezerra Costa.pdf2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.