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Tipo do documento: Tese
Título: Chegou a hora do charminho: A construção do imaginário da cultura charme e da identidade charmeira
Título(s) alternativo(s): The time of the little charmer has arrived: Construction of the imaginary culture of charm and identity of the charmer
Autor: Freire, Libny Silva 
Primeiro orientador: Maia, João Luis de Araújo
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Segundo membro da banca: Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Terceiro membro da banca: Trotta, Felipe Costa
Quarto membro da banca: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Nos anos 80, em um baile de black music no subúrbio carioca a expressão Chegou a hora do charminho, transe seu corpo devagarinho batizou o que hoje é conhecido como charme. O charme se constrói a partir do imaginário dos seus frequentadores denominados de charmeiros. Além de se caracterizar como uma determinada forma de dança passos coreografados e em grupo as narrativas de comportamento, modos de vestir, estilo, pertencimento, orgulho e negritude permeiam a cultura charme e o significado de pertencer ao grupo, de se reconhecer e ser reconhecido. Pensando a noção de identidade e socialidade como constitutivas na construção do imaginário lançamos nosso olhar sobre a cultura charme e seus participantes. Como ferramenta metodológica utilizamos a etnografia e a observação participante para a realização das entrevistas com os frequentadores do baile do viaduto e do parque, localizados no bairro de Madureira, subúrbio carioca. Esta tese narra o comportamento e as práticas de socialidade que compõem as falas dos charmeiros, DJjs e produtores dos bailes charme, destacando o papel das territorialidades, emoções e o prazer de estar junto a partir da festa, como construtoras do imaginário do charme e da identidade do charmeiro
Abstract: The phrase the time of the little charmer has arrived, trance your body slowly , today known as charm, was coined at a black music dance party in the suburbs of Rio de Janeiro in the 1980s. Charm is derived from the imaginary construct of its participants, called charmers. Aside from being considered a specific style of dancing characterized by choreographed steps in a group setting - the narratives of behavior, fashion, style, belonging, pride and negritude permeate the charm culture and the meaning of being part of the group, of recognizing and being recognized. Thinking about the notion of identity and sociality as constitutive in the imaginary construct, we look at charm culture and its participants. We used ethnography and participatory observation as a methodological tool to conduct interviews with viaduct‟ and park‟ partygoers in the Rio de Janeiro suburb of Madureira. This thesis narrates the behavior and practices of sociality that constitute the discourse of charmers, DJs and charm dance event promotors, highlighting the role of territorialities, emotions and the pleasure of participation, as constructs of the imaginary culture and identity of charm
Palavras-chave: Charm
Territorialities
Imaginary
Identity
Negritude
Charme
Territorialidades
Imaginário
Identidade
Negritude
Comunicação Social
Negros - Identidade racial
Territorialidade humana
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FREIRE, Libny Silva. Chegou a hora do charminho: A construção do imaginário da cultura charme e da identidade charmeira. 2017. 170 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8864
Data de defesa: 27-Jan-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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