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Tipo do documento: Tese
Título: Agências de Notícias do Sul Global: jornalismo, Estado e circulação da informação nas periferias do sistema-mundo
Título(s) alternativo(s): Agencias de Noticias del Sur Global: periodismo, Estado y circulación de la información en las periferias del sistema-mundo
Autor: Abreu, Pedro Aguiar Lopes de 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Moreira, Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva
Segundo membro da banca: Oliveira, Hebe Maria Gonçalves de
Terceiro membro da banca: Santos, Suzy dos
Quarto membro da banca: Kischinhevsky, Marcelo
Resumo: Esta tese faz um mapeamento de todas as 110 agências de notícias pertencentes a estados soberanos do Sul Global atualmente, analisando suas estruturas operacionais, localização de correspondentes, serviços, tecnologias, idiomas, rubricas cobertas, relações com o Estado e laços de cooperação e dependência com outras agências de notícias. Em lugar da preocupação com conteúdos, a pesquisa concentra-se na dimensão econômica do jornalismo das agências, na geografia das redes institucionais que constituem e no papel que exercem dentro da Comunicação-Mundo, o sistema-mundo da Comunicação Internacional. A perspectiva adotada desvia-se das agências transnacionais sediadas nos países do Norte (Reuters, Associated Press, AFP, Kyodo, DPA, EFE, ANSA) e volta-se para as agências baseadas nas periferias do mundo (TASS, Xinhua, Tanjug, TTXVN, Antara, Notimex, Télam, MAP, Bernama, APS, NAN etc.), que praticam o jornalismo sob condições precárias e adversas, imersas na Colonialidade do moderno sistema-mundo. Primeiro, a tese reconstrói a história de longa duração do comércio internacional de notícias, ressaltando sua intrínseca relação com o projeto moderno-colonial. Em seguida, utilizando o referencial teórico de Boyd-Barrett, Mattelart, Wallerstein e outros autores da Economia Política (tanto a Economia Política Internacional quanto a Economia Política da Comunicação), das Geografias da Comunicação e assumindo uma perspectiva descolonial, busca comprovar que a chave para compreender a atual discrepância centro-periferia na Comunicação, em tempos de convergência digital, está menos na produção e mais na circulação de informação. Neste sentido, apresenta-se o conceito de informação-mercadoria como essencial para entender a relação de dependência das agências do Sul com as agências transnacionais. Para alcançar esse objetivo, faz-se um inventário do jornalismo de agências em cinco regiões de análise: América Latina e Caribe, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Ásia-Pacífico e Leste Europeu e Eurásia. Em cada uma, enfatizam-se as estratégias do Estado para superar a dependência informativa herdada da ordem colonialista e imperialista montada pelas agências transnacionais desde o século XIX. Ao final, analisam-se os dados obtidos no levantamento para o somatório do Sul Global, concluindo-se que o Estado é a força-motriz da circulação da informação nas periferias globais
Abstract: Esta tesis hace un mapeo de todas las 110 agencias de noticias actualmente pertenecientes a Estados soberanos del Sur Global, analisando sus estructuras operacionales, ubicación de corresponsales, servicios, tecnologías, lenguas, temas de noticiero, relaciones con el Estado y lazos de cooperación y dependencia con otras agencias de noticias. En lugar de la preocupación con contenidos, la investigación se centra en la dimensión económica del periodismo de agencias, en las redes institucionales que constituyen y en el rol que juegan dentro de la Comunicación-Mundo, el sistema-mundo de la Comunicación Internacional. La perspectiva adoptada se aleja de las agencias transnacionales sediadas en los países del Norte (Reuters, Associated Press, AFP, Kyodo, DPA, EFE, ANSA) y se vuelve hacia las agencias basadas en las periferias del mundo (TASS, Xinhua, Tanjug, TTXVN, Antara, Notimex, Télam, MAP, Bernama, APS, NAN etc.), que practican el periodismo bajo condiciones precarias y adversas, inmersas en la Colonialidad del moderno sistema-mundo. Primero, la tesis reconstruye la historia de larga duración del comercio internacional de noticias, subrayando su intrínseca relación con el proyecto moderno-colonial. Luego, utilizando el referencial teórico de Boyd-Barrett, Mattelart, Wallerstein y otros autores de la Economía Política (tanto la Economía Política Internacional como la Economía Política de la Comunicación), de las Geografías de la Comunicación y asumiendo una perspectiva decolonial, intenta comprobar que la clave para comprender la actual disparidad centro-periferia en la Comunicación, en tiempos de convergencia digital, está menos en la producción y más en la circulación de la información. En ese sentido, se presenta el concepto de información-mercancía como esencial para comprender la relación de dependencia de las agencias del Sur con las agencias transnacionales. Para alcanzar ese objetivo, se hace un inventario del periodismo de agencias en cinco regiones de análisis: América Latina y Caribe, África Subsaariana, Medio Oriente y Norte de África, Ásia-Pacífico y Europa del Este y Eurasia. En cada una, se recalcan las estrategias del Estado para superar la dependencia informativa heredada del orden colonialista e imperialista armado por las agencias transnacionales desde el siglo XIX. Finalmente, se analisan los datos obtenidos en la encuesta para la suma del Sur Global, concluyendo que el Estado es la fuerza-motriz de la circulación de la información en las periferias globales
Palavras-chave: Agencias de Noticias
Comunicación Internacional
Periodismo Internacional
Economía Política de la Comunicación
Geografías de la comunicación
Epistemologías del Sur
Jornalismo Internacional
Economia Política da Comunicação
Geografias da Comunicação
Epistemologias do Sul
Comunicação Social
Agências de Notícias
Comunicação Internacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ABREU, Pedro Aguiar Lopes de. Agências de Notícias do Sul Global: jornalismo, Estado e circulação da informação nas periferias do sistema-mundo. 2018. 667 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8868
Data de defesa: 22-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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