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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8869
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Audiolivros e edição: projeto acústico-editorial |
Título(s) alternativo(s): | Audiobooks and edition: acoustic-editorial project |
Autor: | Barbosa, Rafael de Oliveira |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Márcio Souza |
Primeiro membro da banca: | Gruszynski, Ana Cláudia |
Segundo membro da banca: | Kischinhevsky, Marcelo |
Terceiro membro da banca: | Marchi, Leonardo Gabriel de |
Quarto membro da banca: | Monteiro, Mário Feijó Borges |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar os elementos editoriais na composição material de audiolivros digitais brasileiros, a partir do conceito de projeto acústico-editorial , proposto para dar conta do processo de produção das obras sonoras, considerando tambémo conjunto de agências humanas e não-humanas. Para tanto, recorremos à revisão bibliográfica para abordar os diferentes conceitos de audiolivro e tomá-lo como mídia por si só, e não como formato secundário derivado do livro impresso. Com a pesquisa documental, buscamos apresentar dados do mercado de audiolivros dentro e fora do país no sentido de contextualizar o estudo e o próprio produto editorial. Como trabalho de campo, por meio de observação de gravações e realização de entrevista, foram estudadas duas editoras que produzem obras sonoras, uma no Brasil e outra na Inglaterra das quais extraímos dois esquemas de fluxos de produção. Ademais, a partir da descrição de oito audiolivros, edições sonoras de romances escritos por autores brasileiros e produzidos por editoras nacionais, nós apresentamos e aprofundamos elementos do projeto acústico-editorialcomo paratextos, performance dos intérpretes, efeitos sonoros, dispositivos de navegação e orientação, mudanças no conteúdo verbal e erros. Ao final, tratamos das escolhas editoriais realizadas e suas implicações para pensarmos as textualidades sonoras, o que permite a compreensão do que chamamos de projeto acústico-editorial |
Abstract: | This research aims at identifying the editorial elements involved in the material composition of digital Brazilian audiobooksbased on the concept of acoustic-editorial project", proposed as a meansto deal with the production process of sound literary works, also including the set of human and non-human agencies. Therefore, undertaking a bibliographical review, we point out different concepts of "audiobook", considered here as a media on its own and not as a secondary format derived from the printed book. Through a documentary research, we provide data concerning the audiobook market not only in Brazil but also abroad as a manner of contextualize the present thesis as well as the editorial product itself.As fieldwork, using methods as the observation of record sessions and interview, two audiobook publishers were studied, one from Brazil and the other from England, allowing us to produce two schemes with their respective production flowcharts. Moreover, from the description of eight audiobooks, editions of novelswritten by Brazilian authors and produced by national editors, we present and discuss the elements of acoustic-editorial project such as the paratexts, the narrator performances, the sound effects, the reading devices, the modifications on the verbal content and the mistakes.At the end, we deal with the editorial choices made and their implications for discussing sound textualities, which enable us to comprehend what we have called acoustic-editorial project |
Palavras-chave: | Audiobooks Acoustic-editorial Project Communication Orality Sound Literature Audiolivros Projeto acústico-editorial Comunicação Oralidade Literatura sonora Comunicação Social Livros falados Livros e leitura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | BARBOSA, Rafael de Oliveira. Audiolivros e edição: projeto acústico-editorial. 2018. 238 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8869 |
Data de defesa: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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