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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8870
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Lugares que habito: apropriações e performances da paisagem na fotografia de Mishka Henner |
Autor: | Araujo, Grécia Desirée Falcão de ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Leandro Pimentel |
Segundo membro da banca: | Silva, Patricia Rebello da |
Terceiro membro da banca: | Aquino, Lívia Afonso de |
Quarto membro da banca: | Silva, Victa de Carvalho Pereira da |
Resumo: | O fotógrafo belga, Mishka Henner, desloca para o campo da arte as imagens fotográficas que compõem os mapas digitais do Google. O artista se apropria destas fotografias a fim de brincar com o ordenamento fotográfico/cartográfico das geotags, e com a correspondência verossímel da paisagem nas interfaces interativas e imersivas de programas de computador como Google Earth e Google Street View. A partir daí, é tarefa desta investigação encarar a paisagem como experiência de regulação de nossas relações com o espaço, levando em conta certas práticas artísticas que prezam pela reutilização das fotos indexadas aos atuais sistemas de localização geográfica. A hipótese é que os jogos visuais de Mishka Henner tem o intuito de fazer variar nossa percepção de mundo e nos questionar sobre os usos e as funções imagem fotográfica no contexto das tecnologias digitais de geolocalização no contemporâneo. Os recortes, as repetições, escalas, os gestos de apropriação das imagens e seus modos de presença no ambiente expositivo (sejam em foto-livros ou nos espaços volumétricos dos museus e galerias) estariam a fabular e a produzir outras formas de apreensão da imagem, levantando, por exemplo, a própria questão da paisagem enquanto ferramenta analítica que nos ajuda a pensar formas de ordenar a percepção e a vivência dos espaços na atualidade |
Abstract: | The Belgian photographer, Mishka Henner, moves to the field of art the photographic images that are used in Google's digital maps. The artist appropriates these photographs in order to play with the photographic/cartographic ordering of the geotags, and with the verisimilar correspondence of the landscape in the interactive and immersive interfaces of computer programs such as Google Earth and Google Street View. From there, it is the task of this research to face the landscape as an experience that regulates our relations with space, taking into account certain artistic practices that value the reuse of the photos indexed to the current systems of geographical location. The hypothesis is that Mishka Henner's visual games are intended to vary our perception of the world and question us about the uses and functions of the photographic image in the context of contemporary digital geolocation technologies. The cutouts, repetitions, scales, the appropriation gesturghghhges of the images and their modes of presence in the exhibition environment (whether in photo books or in the volumetric spaces of museums and galleries) would be able to produce other forms of image apprehension, raising, for example, the very question of the landscape as an analytical tool that helps us to think ways of ordering the perception and the experience of the spaces in the present time |
Palavras-chave: | Landscape Photography Contemporary Art Maps Geographical Location Systems Communication Technologies Fotografia de Paisagem Arte Contemporânea Mapas Sistemas de Localização Geográfica Tecnologias da Comunicação Comunicação Social Fotografia Tecnologia |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | ARAUJO, Grécia Desirée Falcão de. Lugares que habito: apropriações e performances da paisagem na fotografia de Mishka Henner. 2018. 195 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8870 |
Data de defesa: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
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