Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8871
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Crítica cibernética à proteção autoral |
Título(s) alternativo(s): | Cybernetic critique of copyright protection |
Autor: | Klang, Helena ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Erick Felinto de |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Vinícius Andrade |
Segundo membro da banca: | Cabral, Muniz Sodre de Araujo |
Terceiro membro da banca: | Cocco, Giuseppe Mario |
Quarto membro da banca: | Souza, Carlos Affonso Pereira de |
Resumo: | As novas tecnologias de informação e comunicação provocaram uma explosão de narrativas. Desde a popularização da internet, em meados dos anos 90, e do barateamento dos meios de produção cultural, todo mundo, ou pelo menos quase todo o mundo, pode expressar sua criatividade e compartilhar suas ideias. Não cabe mais somente ao artista o escritor, o músico, o fotógrafo, o cineasta, etc. a produção de sentido sobre o real. Somos todos criadores de ficção. Somos todos autores. A Rede transformou-se no lugar onde se constrói a cultura e se partilha a memória. O digital molda uma nova ordem social, baseada na comunicação em rede, no trabalho colaborativo, na criatividade distribuída. A questão é que grande parte das narrativas são construídas a partir de conteúdos pré-existentes, que ainda estão sob proteção da lei de direito autoral. Neste sentido, esta tese propõe um novo modo de reflexão, comunicacional, sobre o conflito entre o interesse público e o interesse privado no campo dos direitos do autor. A Cibernética, ciência da comunicação e do controle, servirá como chave de pensamento acerca do problema em questão: a pertinência da proteção de obras artísticas e literárias e a possível adaptação da lei de direito autoral ao contexto digital |
Abstract: | The new information and communications technologies caused an explosion of narratives about the world. Since the popularization of the Internet in the mid-90s, and the cheapening of means of the cultural production, everyone, or at least almost everyone, can express their creativity and share their ideas. Not only can the artist the writer, musician, photographer, filmmaker, etc. produce meaning on the real. We are all fiction creators. We are all authors. The network has become the place to build the culture and to share memory. The digital casts a new social order based on network communication, collaborative work and distributed creativity. But many of the new narratives are constructed from pre-existing content, which are still under the protection of copyright law. In this sense, this thesis propounds a new way of thinking about the conflict between public and private interests in the author's rights field. Cybernetics, the science of communication and control, will serve as reflection mode about the relevance of the protection of literary and artistic works and the possible adaptation of copyright law to the digital context |
Palavras-chave: | Communication Cybernetics Copyright Cultural Memory Public Domain Comunicação Memória Cultural Comunicação Social Cibernética Direitos autorais Domínio público (Direito autoral) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | KLANG, Helena. Crítica cibernética à proteção autoral. 2016. 156 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8871 |
Data de defesa: | 31-Out-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Helena Klang.pdf | 5,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.