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Tipo do documento: Tese
Título: Jovem e cognição multiplataforma: relatos dos pioneiros de uma vida quase digital
Título(s) alternativo(s): Youth and multiplatform cognition: chats of the pioneers of a quasi digital life
Autor: Ortiz, Anderson de Almeida Cano 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino
Segundo membro da banca: Franco, José Carlos Messias Santos
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Quarto membro da banca: Santini, Rose Marie
Resumo: A pesquisa busca conhecer as adoções jovens das multiplataformas conectadas à internet e de que maneira essas práticas dialogam com os conceitos da cognição inventiva. A primeira etapa contempla pesquisa bibliográfica, caracterizando os estudos da cognição; os conceitos de cibercultura e redes sociotécnicas; a relação homem-máquina em ambientes conectados; os estudos sobre juventude em suas relações com as tecnologias de informação e comunicação. A segunda etapa consiste de detalhadas análises sobre as práticas jovens com os aparatos e redes de comunicação, partindo de fontes secundárias como as pesquisas TIC Domicílios 2016, organizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência, realizada pela Rede Brasil Conectado. Ambos os achados são entrecruzados com pesquisa de campo qualitativa realizado pelo autor da tese, via técnica de grupos focais, quando 59 jovens estudantes universitários da Comunicação, divididos em oito sessões, foram ouvidos por mais de 20 horas de conversas. Revela-se um jovem quase digital , altamente afeito aos usos das tecnologias, mas carregando uma espécie de culpa por tamanha adesão. São pesquisadas as visões dos jovens sobre juventude e tecnologias; práticas dos jovens com as mídias tradicionais e digitais; as adoções digitais em definitivo; as ações empregando a lógica digital conectada; as habilidades e competências que os jovens reconhecem ter desenvolvido; as perspectivas desses jovens sobre aparatos e corpos conectados; as visões sobre liberdade e inteligência nos tempos atuais
Abstract: The research seeks to know the young adoptions of multiplatforms connected to the Internet and how these practices dialogue with the concepts of inventive cognition. The first stage contemplates bibliographic research, characterizing the studies of cognition; the concepts of cyberculture and sociotechnical networks; the man-machine relationship in connected environments; studies on youth in their relations with information and communication technologies. The second stage consists of detailed analyzes of the young practices with the communication devices and networks, starting from secondary sources such as the survey 2016 ICT Households, organized by Comitê Gestor de Internet no Brasil and Youth and Media Consumption in Times of Convergence, organized by Rede Brasil Conectado. Both findings are intertwined with qualitative research conducted by the researcher, through a focus group technique, when 59 young university communication students, divided into eight sessions, were heard for more than 20 hours of conversations. They are "almost digital" people, highly affectionate to the uses of technologies, but carrying a kind of guilt for such adherence. Youth visions on youth and technologies are researched; practices of young people with traditional and digital media; the digital adoptions in definitive; the actions employing the connected digital logic; the skills and competences that young people recognize to have developed; the perspectives of these young people on connected apparatuses and bodies; the visions of freedom and intelligence in our times
Palavras-chave: Cognition
Internet studies
Cyberculture
Youth
Information and Communication Technologies
Estudos de internet
Cibercultura
Tecnologias de Informação e Comunicação
Comunicação Social
Cognição
Juventude
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ORTIZ, Anderson de Almeida Cano. Jovem e cognição multiplataforma: relatos dos pioneiros de uma vida quase digital. 2018. 315 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8872
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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