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Tipo do documento: Tese
Título:  Tudo é novo sob o sol : moda, corpo e cidade no Rio de Janeiro dos anos vinte
Título(s) alternativo(s): "Everything is new under the sun": fashion, body and city in Rio de Janeiro twenties.
Autor: Camargo, Rosane Feijão de Toledo 
Primeiro orientador: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Segundo membro da banca: Costa, Isabel Idelzuite Lustosa da
Terceiro membro da banca: Bonadio, Maria Claudia
Quarto membro da banca: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Esta tese busca analisar as interações entre a moda, o corpo e a cidade no Rio de Janeiro ao longo dos anos 1920. A moda é, aqui, entendida como um fenômeno comunicacional que toma a cidade como território e o corpo como mídia. A abordagem privilegia o caráter cultural e simbólico dessas três instâncias e destaca as constantes mudanças por que passaram cada uma delas a partir da expansão da cidade em direção à Zona Sul. A pesquisa busca identificar as transformações ocorridas nos trajes, nos padrões de beleza, nas formas de se divertir na cidade com o objetivo de captar a formação de novas sensibilidades e avaliar a participação da moda nesses processos, assim como seu papel na construção de um imaginário para a cidade e seus habitantes. As análises, embasadas em autores como Georg Simmel, Pierre Nora, Gilles Lipovetsky e Roland Barthes, tomam por fonte revistas ilustradas como Careta, Para Todos e Fon-Fon e o jornal Beira-Mar, todos publicadas no Rio de Janeiro durante o intervalo de tempo estudado. Tais veículos foram escolhidos por serem fartamente ilustrados, característica importante para tratar de questões que se materializam em construções visualmente perceptíveis. Também foram empreendidas pesquisas em revistas francesas, responsáveis por disseminar, no Brasil, as novidades em termos de moda e comportamento criadas em Paris e, em grande parte, tomadas como modelo pelas camadas médias e altas da população, aquelas mais diretamente envolvidas com o processo de moda na época. O destaque é dado para a revista Fémina, frequentemente citada na imprensa carioca como uma das principais publicações especializadas em moda distribuídas no Rio de Janeiro. O exame dos periódicos escolhidos permitiu, a partir do ponto de vista da moda, ou seja, a partir das mudanças que atingiram o cotidiano da cidade ao longo dos anos vinte, compor uma narrativa apoiada nos atos de comunicação não somente os relativos à imprensa, mas também aqueles inscritos nas vestimentas, nos corpos e nos espaços urbanos cujos vestígios subsistiram até os dias de hoje
Abstract: This thesis intends to analyze the interactions between fashion, the body and the city in Rio de Janeiro over the years 1920. Fashion is understood as a communicational phenomenon that takes the city as a territory and the body as a media. The approach emphasizes the cultural and symbolic character of these three instances and highlights the constant changes they have experienced each from the expansion of the city towards the Zona Sul. The reserch seeks to identify the changes occurred in costumes, in beauty standards, in ways to have fun in the city in order to capture the rise of new sensibilities and evaluate the influence of fashion in the construction of an imaginary to the city and its population. The analysis, supported by authors such as Georg Simmel, Pierre Nora, Gilles Lipovetsky and Roland Barthes, takes as sources the illustrated magazines like Careta, Para Todos and Fon-Fon and a newspaper named Beira-Mar, all of them published in Rio de Janeiro during the time interval studied. Such vehicles were chosen for being lavishly illustrated, an important feature to address issues that materialize in visually perceptible constructions. Some research was made in french magazines, which were responsible for disseminating the novelties in terms of fashion and behavior created in Paris and largely taken as a model by the middle and upper classes, the part of the population most directly involved with fashion in that time. Particular emphasis was given to Fémina magazine, often cited in Rio local press as one of the leading specialist publications in fashion distributed in Rio de Janeiro. The analysis of these selected periodicals allowed to compose a narrative about the city, from the fashion point of view, ie from the changes that have hit the city daily life over the Twenties. This narrative is supported by acts of communication - not only those related to the press but also the ones concerning the garments, the bodies and the urban spaces - whose traces survived until today
Palavras-chave: Fashion history
Body
City
Rio de Janeiro
Cidade
Rio de Janeiro
Comunicação
Moda
Corpo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CAMARGO, Rosane Feijão de Toledo. Tudo é novo sob o sol : moda, corpo e cidade no Rio de Janeiro dos anos vinte. 2016. 24 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8876
Data de defesa: 19-Out-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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