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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8877
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft |
Título(s) alternativo(s): | The decentralized player: human-game communication in the post-Minecraft context |
Autor: | Gomes, Ivan Mussa Tavares ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Vinícius Andrade |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
Segundo membro da banca: | Ferreira, Emmanoel Martins |
Terceiro membro da banca: | Falcão, Thiago Pereira |
Quarto membro da banca: | Soares, Letícia Perani |
Resumo: | Este trabalho objetiva investigar um aspecto observado no jogo Minecraft. Sua disseminação em massa ocorre apesar de um traço divergente da camada mais alta da indústria dos videogames: o jogo não faz qualquer esforço para trazer o jogador ao centro de seu funcionamento. Chamamos esse atributo de descentralização do jogador, e o definimos como objeto de estudo, estabelecendo o objetivo de descrever de que modo funciona. Sob o prisma do contexto pós-Minecraft, separamos esse objetivo em três capítulos: o primeiro almeja definir um escopo e diretriz empírica, caracterizando a descentralização sob a ótica das dinâmicas sensoriais que se desenlaçam na comunicação entre mundo de jogo (conjunto de estímulos manifestados pelo videogame) e os sentidos humanos. O segundo capítulo faz uso dessas definições de modo a investigar a história da descentralização nos jogos que influenciaram e foram influenciados pela emergência de Minecraft. Finalmente, no terceiro capítulo, selecionamos dois jogos que levam a descentralização a seu extremo, de modo a vasculhar seus mundos de jogo para investigar como se posiciona o jogador em meio a sua dinâmica |
Abstract: | This work aims to investigate an aspect observed in the game Minecraft. Its mass dissemination occurs despite a feature that diverges from the practices of the highest layer of the video game industry: the game makes no effort to bring the player to the center of its functioning. We call this attribute decentralization of the player, and define it as our object of research, setting the goal of describing how it works. Through the prism of the post-Minecraft context, we separate this objective into three chapters: the first aims to define an empirical scope and guideline, characterizing the decentralization from the point of view of the sensorial dynamics that unfold from the communication between the gameworld (a set of stimuli displayed by the game) and the human senses. The second chapter makes use of these definitions to investigate the history of the decentralization in the games that influenced and were influenced by the emergence of Minecraft. Finally, in the third chapter, we select two games that lead to extreme decentralization, aiming to sift through their game worlds to investigate how the player positions himself amidst their dynamics |
Palavras-chave: | Video games Communication Player Comunicação Comunicação Social Videogames Jogador |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | GOMES, Ivan Mussa Tavares. O jogador descentralizado: comunicação humano-videogame no contexto pós-Minecraft. 2018. 212 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8877 |
Data de defesa: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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