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Tipo do documento: Dissertação
Título: Emoção e consumo de moda sustentável na TV: uma análise do programa Desengaveta
Título(s) alternativo(s): Emotion and sustainable fashion consumption on TV: an analysis of the Desengaveta program
Autor: Ventura, Jéssica Baptista dos Santos 
Primeiro orientador: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Primeiro membro da banca: Barcellos, Daniela Menezes Neiva
Segundo membro da banca: Fortuna, Daniele Ribeiro
Resumo: Este trabalho visa compreender a produção de narrativas que moralizam o consumo de moda na atualidade. Sendo assim, dentro do universo de produtos midiáticos sobre o assunto, recorremos ao programa Desengaveta, transmitido pelo canal Gnt. O programa tem como mote a participação de uma celebridade por episódio, convidada a se desapegar de peças do vestuário, revendo os próprios hábitos de consumo de moda. Toda a renda com a venda das doações é revertida para a ação social. O propósito principal foi responder à questão norteadora desta pesquisa: Partindo de um pensamento sobre ética na comunicação, seria possível observar contradições nos discursos do programa acerca das moralidades do consumo de moda? Fizemos um recorte nas narrativas apresentadas pelo programa privilegiando aspectos moralizantes e de redenção, considerados fundamentais no contexto desta pesquisa, que se propõe a pensar o consumo consciente de moda. Assim, para uma melhor compreensão do material analisado, utilizamos a metodologia de categorização, inspirada em Gilberto Velho (1989). O referencial da pesquisa contou com teóricos dos campos da Comunicação, Moda, Corpo, Emoção, Consumo, entre outros. Observamos, nas narrativas analisadas e discutidas, o quanto o programa se apropria das questões do consumo de moda pelo viés da sustentabilidade e da ação social como argumentos para convencer as celebridades a doarem suas peças. Por fim, consideramos que, no contexto da sociedade de consumo, o Desengaveta cumpre a missão para a qual foi criado ao operar através de narrativas que moralizam o consumo de moda
Abstract: This work aims to understand the production of narratives that moralize the consumption of fashion today. Thus, within the universe of media products on the subject, we resort to the program Desengaveta, transmitted by the channel Gnt. The program has as its motto the participation of one celebrity per episode, invited to detach themselves from pieces of clothing, reviewing their own fashion consumption habits. All income from the sale of donations is reversed for social action. The main purpose was to answer the guiding question of this research: Starting from a thought about ethics in communication would it be possible to observe contradictions in the program's discourses about the moralities of fashion consumption? We made a cut in the narratives presented by the program privileging moralizing and redemption aspects, considered fundamental in the context of this research that are proposed to think fashion conscious consumption. Thus, for a better understanding of the analyzed material we use the methodology of categorization, inspired by Gilberto Velho (1989). The reference of the research relied on theorists from the fields of Communication, Fashion, Body, Emotion, Consumption, among others. We observe in the narratives analyzed and discussed how the program appropriates the issues of fashion consumption through the sustainability and social action bias as arguments to convince the celebrities to donate their pieces. Finally, we consider that in the context of the consumer society the Desengaveta fulfills the mission for which it was created by operating through narratives that moralize the consumption of fashion
Palavras-chave: Ethical fashion
Consumption
Sustainability
Program Desengaveta
Moda ética
Programa Desengaveta
Comunicação Social .
Moda
Ética
Consumo sustentável
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8881
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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