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Tipo do documento: Dissertação
Título: Haha , Grr e Amei : a construção de uma narrativa política emocional nas redes sociais
Título(s) alternativo(s): Haha , Grr and Love : the construction of na emotional political narrative in social media
Autor: Carvalho, Mariana Mendes de 
Primeiro orientador: Matheus, Letícia Cantarela
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Renata Rezende
Segundo membro da banca: Aldé, Alessandra
Terceiro membro da banca: Marchi, Leonardo Gabriel de
Resumo: Esta dissertação investiga as narrativas emocionais da política nas mídias sociais, a partir da análise de postagens no Facebook, durante três meses do primeiro turno das eleições presidenciais de 2018. O objetivo é compreender como as emoções são ativadas na narrativa política contemporânea no Brasil e perceber como essa narrativa é construída a partir das disputas dialéticas e da configuração mercadológica das mídias sociais. Para tanto, coleta e analisa 8.421 postagens das páginas Carta Capital, Estadão e G1 O Portal de Notícias da Globo e 411.993 comentários destas postagens, do dia 1 de julho a 30 de setembro. A partir da análise das postagens, propõe uma discussão sobre o papel dos meios tradicionais de comunicação e as mídias sociais na construção da política e seus impactos na democracia. Partindo do entendimento de que essas novas mídias não oferecem um espaço mais democrático do que as mídias tradicionais, questiona-se o modelo de negócios dessas plataformas digitais, a algoritmização da informação e os filtros automáticos que recortam a realidade dos usuários e oferecem visões individualizadas e fragmentadas do mundo. Em um segundo momento, aborda-se o caráter emocional dessas redes, para então se debruçar sobre essa construção emotiva da política contemporânea. Através da análise de gráficos e das postagens e comentários de maneira individual, observa-se as principais emoções presentes na narrativa política a partir das reações oferecidas pelo Facebook: Haha , Grr e Amei . Compreendendo essas reações como expressões de uma mesma rejeição a política, fragmentada em narrativas melodramáticas e personalistas, percebe as mídias sociais como um espaço de aprofundamento dos discursos emocionais na política, que individualizam discussões coletivas e desacreditam as instituições como um todo. Seja através do amor como uma maneira de rejeitar um grupo opositor , ou da raiva e do deboche expresso pelo riso - como forma de anular esse inimigo , interpreta essa rejeição como um ódio à política, que se apresenta através de diferentes mascaras e formas de interação nessas redes. Resultando em um sentimento de frustração generalizada e sensação de inutilidade da política, da mídia, e em última instância, do próprio processo de participação democrática
Abstract: This dissertation investigates the emotional narratives of politics in social media, from the analysis of Facebook posts during three months of the first round of the 2018 presidential elections. The goal is understanding how emotions are activated in the contemporary political narrative in Brazil and to perceive how this narrative is builded from the dialectical disputes and the market configuration of social media. To do so, it collects and analyzes 8,421 posts from the Carta Capital, Estadão and G1 Globo s News Portal and 411,993 comments on these posts, from July 1 to September 30. Based on the analysis of the postings, it proposes a discussion about the role of traditional media and social media in the construction of politics and its impacts on democracy. Based on the understanding that those news media do not offer a more democratic space, it questions the business model of these digital platforms, the algorithmization of information and the automatic filters that cut users' reality and offer individualized and fragmented views of the world. In a second moment, it addresses the emotional character of these networks, and then deals with this emotive construction of contemporary politics. Through analysis of graphs and posts and comments in an individual way, it observes the main emotions present in the political narrative from the reactions offered by Facebook: "Haha", "Angry" and "Love". Understanding these reactions as expressions of the same rejection of politics, fragmented into melodramatic and personalistic narratives, perceives social media as a space for deepening the emotional discourses in politics, which individualises collective discussions and discredits institutions as a whole. Whether through love as a way of rejecting an "opposing" group, or of anger and debauchery - expressed by laughter - as a way to nullify this "enemy," it interprets this rejection as a hatred of politics, which, through different masks and forms of interaction in these networks. Resulting in a feeling of widespread frustration and sense of futility in politics, the media, and ultimately, the very process of democratic participation
Palavras-chave: Political Communication
Social media
Emotions
Financialization
Comunicação Política
Mídias Sociais
Financeirização
Comunicação Social
Política
Redes Socias On-line
Emoções
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8885
Data de defesa: 20-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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