Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8894
Tipo do documento: Dissertação
Título: A imprensa conselheira : comunicação de massa, indivíduo e cotidiano
Título(s) alternativo(s): The adviser press : mass communication, individual and daily life
Autor: Condé, Geraldo Garcez 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Moreno, Carlos Alexandre de Carvalho
Segundo membro da banca: Rocha, Everardo Pereira Guimarães
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como conselhos, orientações, fórmulas e modelos oferecidos pela imprensa inserem-se no cotidiano dos indivíduos contemporâneos. Esses produtos jornalísticos caracterizados pelo discurso prescritivo teriam o propósito explícito de ensinar, conduzir, orientar, persuadir, influenciar, fornecer ou modificar os padrões de comportamento dos indivíduos que os consomem em situação de cotidianidade e normalidade. Aspectos do fenômeno são considerados em face de um contexto sócio-histórico amplo entendido como o cotidiano típico-ideal dos indivíduos cujas experiências são em parte substancial mediadas. Nessa situação, os produtos da imprensa conselheira constituem um mapa de que se serve o leitor a fim de obter um conhecimento operacional da realidade cotidiana e de si mesmo e também um repertório de narrativas do imaginário social que encarnam a busca contemporânea da felicidade na comunicação de massa. O material examinado é composto por matérias e cartas dos leitores publicadas nas revistas Claudia, Playboy e Veja. O referencial teórico tenta contemplar as múltiplas dimensões da imprensa conselheira, permitindo sua abordagem numa dupla chave: como uma fonte de recursos simbólicos de que o indivíduo contemporâneo lança mão no processo de construção da realidade cotidiana e também como um conjunto de narrativas estruturadas em torno da idéia de um mal-estar solúvel suplantado pela busca obrigatória da felicidade
Abstract: The intention of this work is to understand how pieces of advice, formulas and models offered by the press get into people s daily life on the present days. These journalistic products typified by the prescriptive discourse would have the explicit purpose of teaching, guiding, directing, persuading, influencing, providing or modifying the behavioral patterns of the individuals who consume them in a situation of daily and normality experience. The phenomena s aspects are considered face to a broad social-historical context understood as an ideal-typical daily life of the individuals whose experiences are partially substantial mediated. On this situation, the advisory press products concern a map which can be used by the reader to achieve an operational knowledge of daily reality and about oneself and also a social imaginary narratives repertoire that plays the role of the present day search of happiness through mass communication. The material used at his work is composed by magazine articles and readers letters published at the magazines Claudia, Playboy and Veja. The theoretical referential tries to cope with getting the multiple dimensions of the advisory press, permitting its approach through a double key: as a source of symbolical resources which can be used by daily individuals at the process of daily reality construction and also like a set of narratives gathered around an idea of a soluble feeling sick overcame by the mandatory search of happiness
Palavras-chave: Mass communication
Press
Magazine
Felicidade
Subjetividade
Comunicação de massa
Imprensa
Revista
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: CONDÉ, Geraldo Garcez. A imprensa conselheira : comunicação de massa, indivíduo e cotidiano. 2004. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8894
Data de defesa: 4-Out-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Conde_Texto Completo.pdf543,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
GCanx1_30.pdf1,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.