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Tipo do documento: Dissertação
Título: Polidimensionalidade da narrativa fílmica contemporânea: não-linearidade, transnacionalização e transmídia
Título(s) alternativo(s): Poly-dimensionality of the contemporary narrative cinema: nonlinearity, transnacionalization, transmedia
Autor: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Alvarenga, Nilson Assunção
Resumo: A digitalização das mídias e a influência da tecnologia ocasionaram a difusão de um novo modelo de cinema, conjunto complexo de mudanças pautadas na lógica econômica e em um processo de cognição específico. Nesse contexto, na nova disposição do cinema, observa-se uma transformação no processo narrativo fílmico para além de novos formatos e conteúdos audiovisuais. Para investigar o fenômeno da polidimensionalidade do conceito da narrativa no cinema contemporâneo, a presente dissertação realiza uma análise qualitativa de exemplos significativos do cinema comercial, considerando a não-linearidade, a transnacionalização, a transmídia, além de destacar a vertente da multiplicidade narrativa, da polidimensionalidade, no cinema experimental e nas instalações artísticas. Como recorte do objeto de pesquisa, optou-se pela análise do filme Slumdog Millionaire (2008), nos itens transnacionalização e não-linearidade; dos filmes Watchmen (2009) e Batman (The Dark Knight, 2008), como franquias de transmídia; além da multiplicidade do cinema experimental What we will e instalações. O critério de seleção dos filmes foi o destaque que obtiveram nas respectivas categorias nos últimos dois anos, nas grandes bilheterias do cinema comercial pelos sites Filme B e The Internet Movie Database
Abstract: The digitalization of media and the influence of technology lead to the difusion of a new type of cinema, a complex set of changes related to specific logics of economics and to specific processes of cognition. In this context, in the new organization of cinema, it is possible to behold the process of filmic narrative changing into new formats and new audiovisual content. In order to investigate the phenomenon of the poly-dimensionality of the concept of narrative in the contemporary cinema, the present thesis performs a qualitative analysis of significative examples of the commercial cinema, taking into consideration the concepts of nonlinearity, transnationalization and transmedia. It also highlights the aspects of narrative multiplicity and poly-dimensionality in experimental cinema and installation art. In order to exemplify the research object, the thesis analyzes the movie Slumdog Millionaire (2008), in which concerns transnationalization and nonlinearity; both the movies Watchmen (2008) and Batman (The Dark Knight, 2008), as transmedia franchises; besides approaching the multiplicity of the experimental cinema piece What we will and some installation art pieces. The criterion for the selection of the movies was their good results in theaters for their respective categories in the last two years, according to the websites Filme B and The Internet Movie Database.
Palavras-chave: Narrative poly-dimensionality
Contemporary filmic narrative
Nonlinearity
Transnationalization
Transmedia
Experimental cinema
Installation art
Polidimensionalidade narrativa
Narrativa fílmica contemporânea
Não-linearidade
Transnacionalização
Transmídia
Cinema experimental
Instalação artística
Cinema Séc.XX
Linguagem cinematográfica
Análise do discurso narrativo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: RODRIGUES, Raquel Timponi Pereira. Polidimensionalidade da narrativa fílmica contemporânea: não-linearidade, transnacionalização e transmídia. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8905
Data de defesa: 10-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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