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Tipo do documento: Dissertação
Título: O documental e o ficcional no cinema de Eduardo Coutinho
Título(s) alternativo(s): The documentary and the fictional in the cinema of Eduardo Coutinho
Autor: Bastos, Thalita Cruz 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Segundo membro da banca: Lins, Consuelo da Luz
Resumo: Documentário e ficção estiveram separados por longo tempo. A produção documental contemporânea tem explorado a relação que sempre existiu entre documental e ficcional apesar de ambos serem vistos como opostos. A obra do documentarista Eduardo Coutinho é um exemplo de como a mudança de ponto de vista em relação à ficção tem mudado no documentário. Elementos como a narrativa subjetiva indireta livre, a noção de fabulação, a visão do documentário como um dispositivo relacional e os deslocamentos no campo que apontam para um documentário expandido são desenvolvidos neste texto. A descrição e análise de três filmes de Eduardo Coutinho representativos dos deslocamentos do documentário em relação a si mesmo, à ficção e ao experimental é realizada a fim de exemplificar o desenvolvimento de uma outra linguagem para o documentário. A combinação da base teórica apresentada com as análises dos filmes confirmam essa tendência à experimentação do documentário contemporâneo, constituindo novas estéticas e poéticas de realização do documentário.
Abstract: Documentary and fiction have been separated for a long time. The contemporary documentary production has been exploring the relationship which has always existed between documentary and fictional even though both are seen as opposites. The work of documentary filmmaker Eduardo Coutinho is an example of how the change of point of view towards fiction has changed in the documentary. Elements such as free indirect subjective narrative, the notion of story-telling, the vision of the documentary as a relational device and the displacements in the field that point to an expanded documentary are developed in this text. The description and analysis of three films directed by Eduardo Coutinho representing the displacements of the documentary towards himself, towards fiction and towards experimental is conducted to illustrate the development of another language for the documentary. The combination of the theoretical basis presented to the analysis of the films confirms this trend to experimentation of contemporary documentary, forming new aesthetic and poetic realization of the documentary.
Palavras-chave: Documentary
Fiction
Mediation
Relational device
Eduardo Coutinho
Documentário
Mediação
Dispositivo relacional
Eduardo Coutinho.
Documentário (Cinema) - Produção e direção
Cinema - Produção e direção
Ficção
Coutinho, Eduardo, 1933- - Contribuições em cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BASTOS, Thalita Cruz. O documental e o ficcional no cinema de Eduardo Coutinho. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8915
Data de defesa: 27-Abr-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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