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Tipo do documento: Dissertação
Título: Guerreiros não abandonam a batalha: publicidade e identidade do herói nacional no Mundial de Futebol de 2010
Título(s) alternativo(s): Warriors do not abandon the battle: advertising and identity of the nacional hero during the 2010 Fifa World Cup
Autor: Pereira, Camila Augusta Alves 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Lovisolo, Hugo Rodolfo
Segundo membro da banca: Gastaldo, Edison Luis
Resumo: Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do país do futebol . O corpus de estudo é composto dos sete filmes da Brahma veiculados antes e durante a Copa do Mundo, entre novembro de 2009 e julho de 2010: Brasil contra o resto do mundo; Lista de pedidos; Recado; Poucas palavras; Raízes; Flâmulas; e Em 2010 não deu. Os filmes apresentam temáticas relacionadas à guerra, ao ufanismo e ao consumo durante o campeonato mundial de futebol, que ilustram recursos publicitários fundamentais para o entendimento dos signos e arquétipos que contribuíram para a construção do Guerreiro Brahmeiro na proposta na campanha da Brahma. Para a análise, adotamos metodologia com base na semiótica discursiva e nos arquétipos da jornada do herói mitológico.
Abstract: During the 2010 FIFA World Cup, the beverage brand Brahma, official sponsor of Brazilian football team, launched a television advertising campaign positioning some of its players' image as warriors and national heroes. The study aims to analyze how the brand holds the discourse of the hero's journey in football to create a sphere of identification linking the beverage brand and sports, heroes and consumers, within the context of the mythological "Brazil football country". The corpus study is composed of seven films of Brahma, launched before and during the World Cup between November 2009 and July 2010: Brazil versus the rest of the world; Wishlist; Comment; Few words, Roots, Streamers and During 2010, football didn t works. The films shows issues related to war, jingoism and consumption during the World Cup, sources of advertising that illustrate symbols and archetypes that contributed to the construction of the warrior brahmeiro", the proposal in the campaign of Brahma. For the analysis, we adopted the methodology based on the discursive semiotic and the archetypes of mythological hero's journey.
Palavras-chave: Hero
Football
Advertising
Identity
Brahma
Brahma
Publicidade Aspectos sociais
Futebol Aspectos sociais
Companhia Cervejaria Brahma
Identidade social
Anúncios em televisão
Heróis na comunicação de massa
Copa do mundo (Futebol)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: PEREIRA, Camila Augusta Alves. Guerreiros não abandonam a batalha: publicidade e identidade do herói nacional no Mundial de Futebol de 2010. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8921
Data de defesa: 24-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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