Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8925
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crédito rápido, fácil e sem burocracia: um estudo sobre os usos de cartões de crédito por jovens universitários
Título(s) alternativo(s): Fast and easy credit, without burocracy: a credit card study about user by college students
Autor: Fernandes, Viviane Marinho 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Neiburg, Federico Guillermo
Segundo membro da banca: Rabossi, Fernando
Resumo: A pesquisa detém sua atenção nos sentidos sociais e culturais dos meios de pagamento. Para tal, investiga dois domínios: o universo publicitário construído pelas empresas de tecnologias de pagamento (Visa e MasterCard) e outro prático, vivido por jovens universitários. Correlacionar e comparar as estratégias discursivas de apresentação dos cartões de crédito e os usos práticos desta ferramenta financeira tornou-se o ponto central do estudo. Primeiro, são examinados os sentidos dos meios de pagamento (em especial o cartão de crédito) atribuídos pelos especialistas - profissionais de marketing, planejadores de comunicação, redatores e diretores de arte, responsáveis pela promoção das ferramentas financeiras. Em seguida, concentra-se nos usos práticos dos jovens universitários, nos sentidos conferidos por estes aos cartões de crédito que usam. Comparar este dois domínios possibilita verificar a dificuldade de se falar sobre o dinheiro, o cartão de débito ou o cartão de crédito. Os meios de pagamento devem ser entendidos no plural, suas definições e funções são distintas e variam conforme aqueles que os utilizam.
Abstract: The research draws your attention towards the social and cultural meaning of means of payment. In order to do so, two different domains are studied: the domain of the advertising - produced by the payment technology companies - and the practical domain, which is lived by young college students. Comparing and matching the discursive strategies used for presenting credit cards with the ordinary uses of these financial tools has become the main study issue. The first part of the study regards the meanings of the means of payment (especially credit cards) made by professionals such as: marketing professionals, communication planners, composers, and art directs being them responsible for the release of these financial tools. The second studied issue focuses on the ordinary uses of the means of payment made by college students, especially the significance given to these financial tools by their users. When comparing these two worlds, the difficulties to talk about the money, the cash and credit card arise. The methods of payment must be referred to in plural, their definitions and roles are distinct and they vary according to those who use them.
Palavras-chave: Communication
Publicity
Payment cards
Money
Economy practices
Comunicação
Cartões de pagamento
Dinheiro
Práticas econômicas
Pagamento
Estudantes Universitários Atitudes
Publicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FERNANDES, Viviane Marinho. Crédito rápido, fácil e sem burocracia: um estudo sobre os usos de cartões de crédito por jovens universitários. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8925
Data de defesa: 10-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Viviane Marinho Fernandes.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.