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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os usos e apropriações do Twitter no processo de construção das notícias: o caso das eleições presidenciais de 2010
Título(s) alternativo(s): The uses and appropriations of Twitter in the process of building the news: the case of the 2010 presidential election
Autor: Baldioti, Fernanda Mara Dias 
Primeiro orientador: Aldé, Alessandra
Primeiro membro da banca: Leal, Paulo Roberto Figueira
Segundo membro da banca: Kischinhevsky, Marcelo
Resumo: As eleições 2010 entraram para a história da comunicação política como a primeira em que candidatos puderam fazer uso de outras plataformas digitais que não fossem os websites. O conteúdo divulgado pelos políticos, assessores e internautas nas redes sociais acabou sendo apropriado e noticiado pela imprensa. Esta pesquisa tem por objetivo compreender melhor como a internet, e mais precisamente o Twitter, tem interferido e alterado o modo de produção jornalística na cobertura das eleições e quais foram os efeitos nas reportagens publicadas. Para isso, buscaremos analisar como os jornais Folha de S.Paulo e O Globo fizeram uso de posts do Twitter na cobertura da campanha presidencial. Nosso intuito é avaliar se os jornais buscaram captar o comportamento dos internautas no microblo g ou se reproduziram mais os tweets dos candidatos, assessores e outras fontes notáveis. Pretendemos verificar ainda as características dos posts utilizados pelos veículos em suas matérias e notas e criar categorias que identifiquem quais assuntos que circulavam no microblog eram de interesse da imprensa.
Abstract: The 2010 elections entered into the history of political communication as the first in which candidates could use other digital platforms that were not websites. The content published by politicians, press assistants and Internet users on social networks ended up being appropriate and transformed in news by the press. This research wishes to better understand how the internet, and more specifically the Twitter, has interfered and changed the production mode in the journalistic coverage of the elections and what were it s effects on published reports. We will try to analyze how newspapers "Folha de S.Paulo" and "O Globo" used Twitter posts in coverage of the presidential campaign. Our intention is to value if these newspapers tried to capture the behavior of Internet users on microblog or only have reproduced tweets from candidates, press assistants and other notable sources. We also intend to examine characteristics of the posts published in these papers and to create categories to identify which issues mentioned in the microblog attracted interest of press.
Palavras-chave: Elections
Journalism
Agenda Setting
Newsmaking
Communication Technologies and Culture
Internet
Eleições
Jornalismo impresso
Agendamento
Newsmaking
Tecnologias de Comunicação e Cultura
Internet na campanha eleitoral
Jornalismo eletrônico
Twitter (Rede social on-line)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BALDIOTI, Fernanda Mara Dias. Os usos e apropriações do Twitter no processo de construção das notícias: o caso das eleições presidenciais de 2010. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8932
Data de defesa: 18-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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