Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8935
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo
Título(s) alternativo(s): Communication, university and shopping center: the limits between the spaces of the knowledge and the consumption
Autor: Oliveira, Janete da Silva 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Moreno, Carlos Alexandre de Carvalho
Segundo membro da banca: Soares, Raquel Paiva de Araujo
Resumo: Os meios de comunicação têm evoluído rápida e mundialmente e seus efeitos podem ser percebidos em vários aspectos da vida social. A sociedade de consumo que nos cerca utiliza-se dessa agilidade e globalização dos veículos de comunicação para se diluir ainda mais na sociedade contemporânea. Dentre esses aspectos, escolhemos analisar a junção entre Universidade e o shopping center, duas instituições que têm sofrido muitas modificações ao longo dos anos. Enquanto uma tem estado em conflito por não estar atendendo às novas demandas da vida urbana, o outro apresenta uma grande expansão e cada vez ocupa mais espaço dentro das cidades contemporâneas. Contudo, a cidade enfrenta hoje grandes desafios e, ao longo das décadas, a Universidade esteve ao seu lado para tentar respondê-los, como um cérebro respondendo aos estímulos do corpo. Contudo, este espaço de reflexão vem se transformando e novos parâmetros de ensino vêm ganhando espaço como, por exemplo, as Universidades corporativas. A comunicação contemporânea apresenta novos modelos que assumem o papel de norteadores das ações sociais: o consumo e a personalidade. O espaço público se desloca para o espaço privado em busca de segurança e novas utopias
Abstract: The communication ways have developed quickly and world-wide and their effects may be noticed in a lot of aspects of the social life. The consumption society that surround us uses that agility and "globalization" of the communication vehicles to dilute the contemporaneous society even more. In these aspects, we chose to analize the junction between University and shopping center, two institutions that have suffered a lot of changes through the years. While one of them has been in conflict for not attending the urban life's demands, the other presents a big expansion and each time occupies more space inside the contemporaneous cities. But, the city faces big challenges today and, through the decades, the University was by its side to try to respond them, like a brain responding to the body's stimulus. However, this reflection space has been transforming itself and new teaching parameters have been gaining space like, for example, the corporative Universities. The contemporaneous communication presents new models that take the role of social actions guiders: the consumption and the personality. The public space dislocates itself to the private space in search for safety and new utopias
Palavras-chave: Consuption
Shopping centers
Universities
Consumo
Universidades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Janete da Silva. Comunicação, universidade e shopping center: os limites entre os espaços do conhecimento e do consumo. 2004. 147 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8935
Data de defesa: 23-Ago-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss_JaneteSO.pdf628,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anx_Figuras_pt1.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Anx_Figuras_pt2.pdf1,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.