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Tipo do documento: Dissertação
Título: Interfaces gráficas e os seus elementos lúdicos: aproximações para um estudo comunicacional
Título(s) alternativo(s): Graphical user interfaces and its ludical elements: towards a comunicational study
Autor: Soares, Letícia Perani 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Andrade
Segundo membro da banca: Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro
Resumo: O objetivo deste trabalho é desvendar as relações entre as interfaces gráficas do usuário, dispositivos comunicacionais que são indispensáveis para a utilização massiva das tecnologias digitais na contemporaneidade, e os elementos lúdicos que, supostamente, compõem as suas estruturas básicas estéticas e de funcionamento. Explorar os modos de funcionamento dos ambientes virtuais através da leitura de suas pretensas características lúdicas é, pelo nosso enfoque, procurar entender a forma que o ser humano busca criar novas maneiras de se relacionar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e, de algum modo, facilitar a utilização destes dispositivos. A partir desses pressupostos epistemológicos, podemos supor indícios de uma proximidade entre elementos lúdicos e os elementos contidos nas interfaces gráficas do usuário, que se encontrariam na própria composição destes programas. Assim, buscamos desenvolver algumas premissas que nos tragam referências de um ambiente de jogo em uma interface gráfica, e nos permitam observar a aparição, ou não, destes fenômenos lúdicos nos dispositivos computacionais.
Abstract: This thesis intends to uncover the relations among the graphical user interfaces, essential communicational devices for a massive use of the contemporary digital technology, and the ludic elements that supposedly composes their aesthetical and operational structures. For the objectives of this research, to explore the operation methods of virtual environments is also an attempt to understand how the humans glance at novel ways to be related with the Information and Communication Technologies (ICT) and, somehow, facilitate the use of these devices. Through those epistemological suppositions, we can assume indications of proximity between the ludic elements and the elements refrained in the graphical user interfaces that would be in the mixture of these programs. Thereby, we try to develop some premises that bring us some references of a game look-alike ambient in a graphical interface, which would allow us to observe the supposed appearance of these ludical phenomena in computational devices.
Palavras-chave: Digital technology
Graphical user interfaces
Ludic
Tecnologias digitais
Interfaces gráficas
Lúdico
Tecnologia da informação
Interfaces gráficas de usuário (Sistema de Computador)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SOARES, Letícia Perani. Interfaces gráficas e os seus elementos lúdicos: aproximações para um estudo comunicacional. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8936
Data de defesa: 11-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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