Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8939
Tipo do documento: Dissertação
Título: Boas saídas, melhores entradas: mídia e ano novo no Rio olímpico
Título(s) alternativo(s): Buenas salidas, mejores entradas: medios y año nuevo en Rio olímpico
Autor: Elias, Roberto Vilela 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Ferrão Neto, José Cardoso
Segundo membro da banca: Gomes, Renato Cordeiro
Resumo: Ao longo do século XX o Rio passou por amplas reformas urbanas, sempre focadas em pontos estratégicos da cidade. Hoje, mais uma vez, vivenciamos um profundo reordenamento espacial, notadamente na Zona Oeste. No âmbito político da segurança pública, o governo estadual implanta as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em comunidades consideradas perigosas pelo poder do tráfico de drogas ali presente. O programa que começou em 2008 com 2 comunidades ocupadas, hoje já atinge 24. A partir daí uma rápida mudança da abordagem do jornal O Globo sobre os problemas da cidade tem acontecido. A violência, que antes era destaque nas páginas desse periódico, de 2009 pra cá vem ocupando um plano secundário. Essa dissertação dedica-se a analisar, através do réveillon carioca, a mudança de enfoque de O Globo sobre o Rio após a eleição da cidade para sediar dois megaeventos de amplitude mundial: a Copa do Mundo de Futebol de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.
Abstract: A lo largo del siglo XX, la ciudad del Rio de Janeiro pasó por grandes reformas urbanas, siempre centradas en puntos estratégicos. Hoy día, más una vez estamos experimentando una profunda reorganización espacial, notablemente en la Zona Oeste. En el ámbito político de la seguranza pública, el gobierno estadual implantó las Unidades de Policía Pacificadora (UPPs), en comunidades peligrosas debido el tráfico de drogas. El programa de seguranza que empezó con dos unidades, hoy día atinge veinte cuatro. A partir de ahí un rápido cambio en el abordaje del periódico O Globo acerca de los problemas de la ciudad sucedió. La violencia que antes era destaque en primera plana del periódico, desde 2009 hay ocupado planos secundarios. Esta disertación se dedica a analizar por medio del Reveillón Carioca la mudanza de enfoque del periódico O Globo acerca del Rio después de la elección de la ciudad para recibir dos mega eventos deportivos de connotación mundial: la Copa del Mundo de Fútbol de 2014, y los Juegos Olímpicos de 2016.
Palavras-chave: Año Nuevo
Megaeventos
Periodico O Globo
UPPs
Rio de Janeiro
Ano Novo
Megaeventos
Jornal O Globo
UPPs
Mídia (Publicidade)
Olimpíadas Rio de Janeiro (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ELIAS, Roberto Vilela. Boas saídas, melhores entradas: mídia e ano novo no Rio olímpico. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8939
Data de defesa: 25-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Roberto V_Elias NORMALIZADO Bdtd.pdf801,02 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.