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Tipo do documento: Dissertação
Título: A magia da Disney no Facebook: estratégias de comunicação e negócios do conglomerado na rede social.
Título(s) alternativo(s): The magic of Disney on Facebook: communication and business strategies of the conglomerate in the social network.
Autor: Duarte, Cynthia Maciel 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Segundo membro da banca: Faustino, João Paulo de Jesus
Resumo: O mercado contemporâneo de mídia é dominado por um número cada vez menor de empresas, que competem entre si no mercado global. Resultantes de aquisições e fusões com atividades em várias frentes, as empresas compõem impérios midiáticos, classificados como conglomerados de mídia. Nesse contexto dos conglomerados, esta pesquisa analisa uma das vertentes do segmento de internet da The Walt Disney Company: a página da empresa no Facebook. Utilizando o referencial das indústrias de mídia e da economia de mídia como principal base teórica, o objetivo desta pesquisa é identificar as estratégias da empresa na sua relação com os usuários, especialmente aquelas de maior apelo junto ao público entre 9 e 15 anos, faixa etária contemplada pelas pesquisas TIC Domicílios e Usuários 2012 e TIC Kids Online Brasil 2012. Neste contexto, através da análise de postagens com promoções e propaganda de seus produtos, explícitas ou não (tais como filmes, jogos e desenhos animados), é possível identificar as inserções criativas da empresa no Facebook, as estratégias de marketing na referida página e as principais frentes do negócio internet da Disney Co. Para tanto, são usados também documentos oficiais (e públicos) da Companhia, em especial balanços anuais e informações divulgadas na imprensa. A metodologia adotada é a do estudo de caso incluindo as inserções feitas de 19 de maio de 2009 a 28 de janeiro de 2014, totalizando 529 postagens, e os relatórios fiscais anuais a partir de 1999, com ênfase no documento de 2013. As postagens são analisadas e categorizadas de modo a permitir a identificação do segmento do negócio Disney ao qual cada uma se refere. Com isso, o intuito é verificar as principais metas da empresa na rede social Facebook.
Abstract: The contemporary media market is dominated by a dwindling number of companies, which compete each other in the global market. Result of acquisitions and mergers with activities on several fronts, these companies make up media empires, classified as media conglomerates. In this context of conglomerates, this research examines one of the strands of the web segment of The Walt Disney Company: the company page on Facebook. Using the framework of media and media economy industries as the main theoretical basis, the objective of this research is to identify the company s strategies in its relations with users, especially those with the greatest appeal to the public from 9 to 15 years, age group contemplated by TIC Domicílios e Usuários 2012 and TIC Kids Online Brasil 2012 researches. In this context, through the analyze of postings with promotions and advertise of its products, explicit or not (such as movies, games and cartoons), it's possible to identify the company's creative insertions on Facebook, the marketing strategies on referred page and the main fronts of internet business Disney Co. To do so, official (and public) records of the Company are also used, in particular annual reports and informations published by press. The methodology is the case study - including inserts from May 19, 2009 to January 28, 2014, totaling 529 entries, and annual fiscal reports since 1999, with emphasis in the 2013 document. The posts are categorized and analyzed to enable the identification of the Disney segment which each one refers. Thus, the objective is to determine the main goals of the company in the social network Facebook.
Palavras-chave: Media conglomerates
Media economics
Media industry
Disney
Facebook
Conglomerados de mídia
Economia de mídia
Indústria de mídia
Disney
Facebook
Redes Sociais Online
Comunicação de massa e cultura
Mídia (Publicidade)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: DUARTE, Cynthia Maciel. A magia da Disney no Facebook: estratégias de comunicação e negócios do conglomerado na rede social.. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8955
Data de defesa: 20-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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