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Tipo do documento: Dissertação
Título: Veni Creator Spiritus: criatividade, cognição e comunicação nos videogames.
Título(s) alternativo(s): Veni Creator Spiritus: creativity, cognition and communication on video games.
Autor: Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Ferreira, Emmanoel Martins
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o conceito de criatividade no âmbito dos produtos de entretenimento, em especial, os videogames. Sendo esse um conceito utilizado como categoria de análise no Laboratório de Pesquisa CiberCog, se pretende problematizar e redefinir seus parâmetros para futuras investigações. Desse modo, o objetivo é realizar a revisão do conceito de criatividade a partir de jogos eletrônicos com o intuito de desvendar como essa categoria pode ser utilizada para os estudos acerca das habilidades cognitivas requeridas (e/ou estimuladas) na fruição de produtos de entretenimento, em especial, os videogames. Os jogos selecionados para o estudo foram divididos em dois grupos (por meio do gênero em que são enquadrados): (1) jogos de ação e aventura e (2) jogos de plataforma. No primeiro, figura o jogo Assassin's Creed III (Ubisoft - 2012); já no segundo está Rayman Origins (Ubisoft - 2011). Para a execução da pesquisa segue a inspiração metodológica na Cartografia que estimulou a redação descritiva dos dados coletados.
Abstract: This dissertation has as its object the concept of creativity, as applied on entertainment products, more specifically on video games. Since this is a concept that has been used as an analysis category for researches within the CiberCog Research Lab, we want to problematize and redefine its parameters for future investigations. Thus our goal is to revise the concept of creativity, seeking to uncover how this category shall be used to study cognitive abilities that are required (and/or stimulated) for the fruition of entertainment products, most specially video games. The selected games for this study were divided into two groups (according to their genre): (1) action/adventure games, and (2) platform games. In the first group, we have Assassin s Creed III (Ubisoft 2012); in the second, we have Rayman Origins (Ubisoft 2011). For the implementation of the research, there is a Cartographic-inspired method which stimulated the writing of collected data
Palavras-chave: Communication studies
Extended Cognition
Video Game
Creativity
Creative Becoming
Comunicação
Cognição Ampliada
Videogame
Criatividade
Devir-Criativo
Vídeogames
Cognição
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MONTEIRO, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso. Veni Creator Spiritus: criatividade, cognição e comunicação nos videogames.. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8956
Data de defesa: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação



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