Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8958
Tipo do documento: Dissertação
Título: Copacabana Palace: imaginário, consumo e estilos de vida no palácio da Princesinha do Mar.
Título(s) alternativo(s): Copacabana Palace: imaginário, consumo e estilos de vida no palácio da Princesinha do Mar.
Autor: Porto, Alessandra de Figueredo 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Segundo membro da banca: Bittencourt, Renato Nunes
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise do hotel Copacabana Palace sob a perspectiva comunicacional, enfatizando as suas possíveis imbricações com o imaginário carioca. Inaugurado no dia 13 de agosto de 1923 no bairro de Copacabana (na Avenida Atlântica), o prédio representa um dos símbolos do Rio de Janeiro e do Brasil - tanto no próprio país como no mundo. O estudo buscou investigar as representações e os valores compartilhados referentes ao Copacabana Palace, partindo também da sociologia do imaginário. Propôs analisar o sistema de produção relativo às enunciações midiatizadas e aos aspectos comunicacionais pertinentes ao hotel. A pesquisa possui uma abordagem baseada na metodologia qualitativa, e durante a sua execução foram consultadas fontes primárias e secundárias. Para a obtenção dos dados primários foram realizadas entrevistas individuais baseada em um roteiro estruturado. A análise também contempla os conceitos de brand equity ao apontar o hotel como importante peça no imaginário carioca, visando demonstrar as representações que dão significado ao cotidiano urbano do Rio de Janeiro. O estudo aponta que o hotel Copacabana Palace é uma espécie de "lenda" incrustada no famoso calçadão da praia da Copacabana.
Abstract: The paper proposes an analysis of the Copacabana Place Hotel from the communicational perspective, emphasizing its possible overlappi ng with the Rio de Janeiro city's imaginary. Opened on August 13, 1923 in Copacabana (in Atlantic Avenue), the building is a symbol of the Rio de Janeiro and Brazil - both within the country and worldwide. The study has investigated the representations and shared values regarding the Coapcabana Palace, also taking into consideration the sociology of imaginary. It has also proposed to analyse the productions system on the utterances mediated by the media and the communication aspects related to the hotel. The research is based on the qualitative methodology approach, and during its development primary and secondary sources have been examinated. To obtain the primary data, there have been made individual interviews based on a structured questionnaire. The analysis also includes the concepts of brand equity by pointing out the hotel is an important piece to Rio de Janeiro city's imaginary and aims to demonstrate its meaningful representations to the urban everyday life of the city. The study points out that the hotel Copacabana Palace is a kind of "legend" in the famous promenade of Copacabana beach.
Palavras-chave: City
Communication
Copacabana
Imaginary
Lifestyle
Copacabana Palace
Cidade
Comunicação
Copacabana
Imaginário
Estilos de vida
Copacabana Palace
Copacabana Palace
Copacabana (Rio de Janeiro, RJ)
Hotéis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: PORTO, Alessandra de Figueredo. Copacabana Palace: imaginário, consumo e estilos de vida no palácio da Princesinha do Mar.. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8958
Data de defesa: 10-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERT_Alessandra Porto.pdf971,37 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.