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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8969
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Marcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar |
Título(s) alternativo(s): | Borderline stigmas, images from invisibility: deviance representations in Almodóvar |
Autor: | Piza, Rafael Nacif de Toledo |
Primeiro orientador: | Freitas, Ricardo Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Maia, João Luis de Araújo |
Segundo membro da banca: | Silva, Denilson Lopes |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma análise das representações da marginalidade na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar, com base na Sociologia do Desvio de Goffman, Becker e Elias, atualizada pela teoria de covering de Yoshino. A intenção do trabalho é problematizar a produção audiovisual do início da carreira do diretor manchego, de forma a comprovar que os filmes Pepi, Luci e Bom e outras garotas de montão (1980), Labirinto de Paixões (1982), Maus hábitos (1983) e O que eu fiz para merecer isto? (1984) documentam seu engajamento na dinâmica contracultural desenvolvida na Espanha da época. Almodóvar representa a marginalidade em seus filmes do período, configurando o que alguns críticos denominam como estética do mau gosto , de tal forma que as obras produzidas registram a luta pela liberdade democrática após anos de regime ditatorial. Pensar na cinematografia de Almodóvar a partir do ponto de vista da sociologia do desvio é refletir sobre as políticas de visibilidade de identidades culturais minoritárias. O trabalho do diretor apresenta menos inovações formais, pois parte de estruturas narrativas clássicas, mesmo quando mistura os gêneros; mas inova quando revela a marginalidade, cotidianiza-a, potencializando o processo de sua assimilação. |
Abstract: | This research presents an analysis of the portrayal of deviance in Pedro Almodóvar s early movies, based upon the Sociology of Deviance by Goffman, Becker and Elias, reviewed through Yoshino s covering theory. The purpose of the work is to review the movies produced by Almodóvar in the early 80 s, in order to prove that features like Pepi, Luci, Bom and other girls on the heap (1980), Labyrinth of Passion (1982), Bad habits (1983) and What have I done to deserve this? (1984) register his commitment in the countercultural dynamics developed in Spain at the time. Almodóvar portrays deviants in his movies of the period, configuring what some critics name aesthetics of bad taste , in such a way that the films produced register the fight for democratic freedom after years of dictatorship. To think about Almodóvar s cinematography from the point of view of the sociology of deviance is to reflect about the visibility of cultural minorities identities. The work of the director presents less formal innovations, as he uses classical narrative structures, even when mixing genres; but innovates when reveals deviance, from a day-by-day perspective, empowering the process of its assimilation. |
Palavras-chave: | Spanish cinema Deviance Counterculture Almodóvar, Pedro, 1949- Marginalidade social Cinema espanhol |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | PIZA, Rafael Nacif de Toledo. Marcas limítrofes, imagens do invisível: representações da marginalidade em Almodóvar. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8969 |
Data de defesa: | 30-Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
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