Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | Communication and culture: amalgam and fragments in the contemporary film |
Autor: | Castro, Pedro Pontes Araújo ![]() |
Primeiro orientador: | Maia, João Luis de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Ricardo Ferreira |
Segundo membro da banca: | Resende, Fernando Antonio |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estudar a incorporação de elementos estilísticos do vídeo-clipe pelo cinema, da década de 1990 em diante. Alinharemos o olhar da história cultural, esta entendida como história dos símbolos, com as teorias de McLuhan sobre os meios de comunicação, sobretudo no que diz respeito às mudanças sensoriais impulsionadas pela exposição e utilização de novas tecnologias. Com aplicação simultânea destes enfoques, estabeleceremos a diferença entre a narrativa cinematográfica clássica e uma nova forma narrativa, influenciada pelo estilo de filmagem e montagem dos vídeo-clipes e da MTV. Adotaremos o termo Amálgama, para designar esta nova forma. Demonstraremos como estas mudanças do cinema refletem um novo ambiente cultural ocidental do final do século XX, especialmente no que diz respeito à fragmentação das identidades culturais e ao surgimento de uma cultura mundializada neste período. |
Abstract: | This paper aims to study the assimilation of stylistic elements from music vídeos in film as of the 1990s. We shall align natural history, hereby understood as a history of symbols, with McLuhan´s media theories, which deal with changes in sensitivities due to exposure and utilization of new technologies. With these complementary two premises, we shall stablish a distinction between classic film narrative and this new one, influenced by the style of editing and filming of music videos and MTV. This new narrative shall be named Amalgam. We shall demonstrate how such changes in film making reflect the new western cultural environment of the late 20th century, with emphasis on the fragmentation of cultural identities and the rising of a global, media-centered culture. |
Palavras-chave: | Post-modernism Film Music video Pós-modernidade Vídeoclipe |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | CASTRO, Pedro Pontes Araújo. Comunicação e cultura: amálgama e fragmentos no cinema contemporâneo. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8972 |
Data de defesa: | 22-Jul-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissert_Pedro Pontes_Bdtd.pdf | 638,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.