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Tipo do documento: Dissertação
Título: TV Legislativa, publicidade e Comunicação Pública : estratégias de endereçamento do Jornal da Alerj
Título(s) alternativo(s): Legislative TV,advertising and public communications : addressing strategies of the Alerj
Autor: Silva, Luiz Felipe Barreto da 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Aldé, Alessandra
Segundo membro da banca: Ituassu Filho, Arthur Cezar de Araujo
Resumo: A presente dissertação investiga o jornalismo exercido pela TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), estabelecendo como objeto específico a análise do Jornal da Alerj, principal telejornal da emissora. A partir do método do modo de endereçamento de telejornais exibidos 2013, seus resultados nos permitem afirmar que as edições recorrem a uma série de recursos e formatos de construção da imagem do Parlamento como instituição que presta contas ao cidadão, oferece transparência em seus atos e procura dar significatividade a assuntos que geralmente estão à margem do conhecimento público. Por outro lado, a mesma metodologia possibilitou identificar estratégias que contribuem para o silenciamento de discursos e gestos políticos e práticas que reforçam o centralismo de atores políticos, distanciando-se da missão de um veículo estatal com papel público de informar e com uma alta carga de institucionalidade. Para aferir os resultados, adotamos como percurso teórico o princípio da publicidade de Kant e dialogamos o conceito com a esfera pública habermasiana, sob a perspectiva de ser mais do que uma arena de debates, mas um referencial de visibilidade e discussão públicas. Desse modelo, resultam propostas em torno da Comunicação Pública em diferentes realidades (França, Itália, Reino Unido, Colômbia e Brasil) e a aplicação nas emissoras legislativas
Abstract: This dissertation investigated the journalism produced by TV Alerj (Legislative House of the State of Rio de Janeiro), with the main goal to analyze the broadcast news by Alerj, the most important one produced by the news station. We utilized the method called addressing mode to analyzed news programs aired in 2013. The results allowed us to state that the broadcasts used a variety of resources to build the image of the Parliament as an institution accountable to citizens that is transparent in its deeds and seeks to give significance to matters that are often unnoticed by the public. On the other hand, the same methodology enabled us to identify strategies that contribute to the silencing of discourse and political gestures and practices that reinforce the centrality of political stakeholders, moving away from the mission of a state news station with the public duty to inform and with a high load of institutionality. To deliver the results, we adopted as theoretical framework, the principle of Kant publicity and dialogued with the concept Habermas's public sphere, from the perspective of being more than a debating arena, but a reference of visibility and public debate. From this model, we propose contextspecific approaches for Public Communication in different realities (France, Italy, United Kingdom, Colombia and Brazil) and applications to legislative news channels
Palavras-chave: Legislative TV
Advertising
Public Sphere
Public Communication
Political Communication
TV Legislativa
Esfera Pública
Comunicação Pública
Comunicação Política
Rio de Janeiro (Estado) Assembléia Legislativa
Comunicação
Telejornalismo
Publicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Luiz Felipe Barreto da. TV Legislativa, publicidade e Comunicação Pública : estratégias de endereçamento do Jornal da Alerj. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8975
Data de defesa: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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