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Tipo do documento: Dissertação
Título: A moda da dança: um estudo sobre corpo, cidade e representações
Título(s) alternativo(s): The fashion in dance: a study of body, city and representations
Autor: Rodrigues, Ana Carolina Jobim 
Primeiro orientador: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Primeiro membro da banca: Freitas, Ricardo Ferreira
Segundo membro da banca: Rodrigues, José Carlos Souza
Resumo: Este trabalho se dedica ao estudo da comunicação não-verbal, a partir da observação de que dança e moda se encontram freqüentemente em ambientes que não lhes são próprios por convenção. Aparentemente distintas, desenvolvem uma linguagem que muito se completa. A dança virou tema constante na moda e a moda foi apropriada pela dança. Em comum, dança e moda têm o corpo, meio sem o qual não poderiam existir. A Dança só existe essencialmente na presença de um ou mais corpos, que funcionam como meios de comunicação e registro da dança, e a moda surge para vestir esse corpo que, por conseguinte, lhe dá movimento. As características físicas do corpo modificam a vestimenta e o formato da roupa transforma o corpo, podendo gerar significados distintos. Esta pesquisa aborda a dança cênica e o sistema da moda como fenômenos de comunicação com características urbanas e tem como objetivo estudar as representações da moda presente no ambiente da dança cênica, a partir da análise de três espetáculos da companhia de dança Deborah Colker, do Rio de Janeiro. Metodologicamente, esta companhia foi selecionada por demonstrar uma preocupação de diálogo com a moda, sempre trazendo em seus espetáculos estilistas como figurinistas. Os espetáculos 4por4 (2002), Nó (2005) e Cruel (2008) trazem diferentes parcerias entre a coreógrafa e profissionais da moda. Acostumados a criar tendências, eles têm o desafio de inventar um figurino para um número limitado de personagens. Enquanto na moda eles criam para a sociedade, no espetáculo cênico, eles vestem as características de cada personagem. Como referencial teórico, esta pesquisa se utiliza do estudo do corpo como fato social de Marcel Mauss e o corpo como mídia de Harry Pross e Helena Katz, além do estudo de corpo e comunicação de Nízia Villaça e José Carlos Rodrigues. O conceito de sistema da moda será entendido a partir dos escritos de Roland Barthes e Gilles Lipovetsky, que o descrevem como característico da época atual. Isso quer dizer que, mesmo que as sociedades selvagens tivessem o gosto pela ornamentação, não era nada parecido com o processo e a noção do sistema da moda atual. Além disso, na área da dança foi necessária uma breve contextualização histórica para melhor compreendermos os diálogos entre moda e dança. José Gil e Denise Siqueira são autores importantes, pois estudaram não somente o espetáculo da dança cênica, mas também o corpo que dança.
Abstract: This work is devoted to the study of nonverbal communication, starting with the observation that dance and fashion frequently meet in atmospheres that are not their own for convention. Seemingly different, they develop a language that complete themselves. Dance is a constant theme in fashion and fashion was adapted by dance. In common, dance and fashion have the body, media that both of them need to exist. Dance only can happen essentially with the presence of one or more bodies, that work as the means of communication and registration, and the fashion shows up to dress the body that, consequently, gives the movement. The physical characteristics of the body modify the clothes and the clothes format transforms the body, and it can produce different meanings. This research approaches the scenic dance and the fashion system as communication phenomena with urban characteristics and it has the objective to study the representations of fashion in the atmosphere of the scenic dance, starting with the analysis of three shows from Deborah Colker s dance company, from Rio de Janeiro. As a methodology, this company was selected because it demonstrates a concern over a dialogue between dance and fashion, always bringing fashion designers to work as costume designers in their shows. The shows 4por4 (2002), Knot (2005) and Cruel (2008) bring differents partnerships between the choreographer and fashion professionals. Used to create tendencies, they have the challenge of inventing a costume for a limited number of characters. While in fashion, they create for the whole society, in the scenic show, they dress each character's features. As theoretical reference, this research uses the body as social fact concept from Marcel Mauss and body as media concepts from Harry Pross and Helena Katz, besides the body study and communication from Nízia Villaça and José Carlos Rodrigues. The fashion system concept will be understood from Roland Barthes's and Gilles Lipovetsky writings, which describe it as characteristic of the current time. It means that even if the wild societies had the taste for ornamentation, it was not similar to the process and the notion of the current fashion system. Besides that, in the dance area, it was necessary to build up a brief historical context for better understanding the dialogues between fashion and dance. José Gil and Denise Siqueira are important authors, because they studied not only the scenic dance show, but also the dancing body.
Palavras-chave: Fashion
Communication
Dance
Moda
Comunicação
Dança
Comunicação não-verbal
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: RODRIGUES, Ana Carolina Jobim. A moda da dança: um estudo sobre corpo, cidade e representações. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8980
Data de defesa: 10-Jul-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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