Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8984
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mulher como embalagem do sistema: representações do corpo feminino pela publicidade
Título(s) alternativo(s): The woman as system package : representations of the female body in advertising
Autor: Samarão, Liliany Alves 
Primeiro orientador: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Primeiro membro da banca: Bonet, Octavio Andres Ramon
Segundo membro da banca: Tassara, Marcello Giovanni
Resumo: As imagens disseminadas pela publicidade apresentam modos de sociabilidade e ensinam o quê, onde, quando e como consumir. São um espelho que nos mostra como devemos ser . Levando em consideração esse aspecto da imagem, podemos observar como a publicidade vem construindo a imagem do corpo da mulher e a representando ao longo dos anos. Essas representações definem uma dimensão simbólica essencial, de modo que as imagens e seus significados formem relações concretas com os atores sociais, desempenhando papel preponderante na cultura midiática. Para entender as interligações e as multivisões da representação da mulher, tornou-se essencial analisar anúncios antigos e contemporâneos (nesta pesquisa 1969, 1989 e 2007) de uma grande revista nacional como Veja, para que se possa observar e analisar como as representações femininas aconteceram/acontecem e quais as implicações dessas imagens no âmbito social. As análises revelaram que embora a publicidade seja dinâmica e mude rapidamente acompanhando a última tendência cultural, há uma recorrência entre os significados dessas imagens em momentos diversos, apresentando estereótipos há muito legitimados pela sociedade, como a mulher em seu papel aceitável, como acessório ou objeto sexual, categorias trabalhadas e analisadas nesta pesquisa.
Abstract: The images disseminated by advertising display modes of sociability and show what, where, when and how to consume. It is like a mirror that shows us how we should be . Taking into account this aspect of the image, we can see how advertising is building the image of woman's body and representing it over the years. The scope of these representations defines an essential symbolic dimension, so that the images and their meanings build concrete relationships with the social actors, playing leading role in media culture. To understand the interconnections and the multiple visions of the representations of women, it became essential to examine ancient and contemporary advertisings (this poll 1969, 1989 and 2007) of a large national magazine such as Veja, so you can observe and analyze how the female representations happened / happen and what are the implications of these images in the social field. The analysis revealed that, although the advertising is dynamic and changes rapidly following the latest cultural trend, there is a recurrence between the meanings of such images in various moments, featuring stereotypes long legitimized by society, as women in their role acceptable as an accessory or sexual object, categories analyzed in this study.
Palavras-chave: Image
Women
Imagem
Mulheres
Mulheres na propaganda
Publicidade
Representações sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SAMARÃO, Liliany Alves. A mulher como embalagem do sistema: representações do corpo feminino pela publicidade. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8984
Data de defesa: 12-Nov-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Liliany_Bdtd_Pt1.pdf343,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Dissert_Liliany_Bdtd_Pt2.pdf2,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.