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Tipo do documento: Dissertação
Título: Rio para gringo: a construção de sentidos sobre o carioca para consumo turístico
Título(s) alternativo(s): Rio for gringo: the construction of meanings about carioca for tourist consumption
Autor: Gotardo, Ana Teresa 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Silva, Patricia Rebello da
Segundo membro da banca: Martins, Andréa França
Resumo: Este trabalho visa compreender a produção de sentidos sobre o carioca e o Rio de Janeiro em documentários seriados sobre turismo produzidos para a TV por estrangeiros. Por meio de uma análise crítica, o estudo analisa narrativas produzidas em dois momentos históricos distintos: o primeiro, compreendendo os anos de 2007 e 2008, quando a cidade sofria com problemas relacionados à violência com ampla repercussão midiática; e o segundo, em 2012, ano que precede grandes e megaeventos sediados na cidade, e após a implantação das unidades de polícia pacificadora e do início do city branding. A partir desta comparação, é possível perceber que houve uma mudança das narrativas sobre a cidade no que diz respeito ao seu consumo turístico, especialmente em relação à favela, à violência e à pobreza. O local, que antes era excluído ou visto como lugar de perigo extremo e de turismo apenas para poucos e loucos, passa a ser entendido como espaço a ser domesticado, civilizado, principalmente pela presença do poder institucionalizado (Estado) e da sociedade civil com projetos sociais (esportivos) para ensinar boas formas de vida. Apesar dessa mudança, certos clichês tais como o samba, a sensualidade, as praias, a ideia do paraíso idílico permanecem sólidos não apenas no que diz respeito à representação da cidade, mas na compreensão do Rio como representante de toda uma nação.
Abstract: This work aims to understand the production of meanings about carioca and Rio de Janeiro in travel documentary television series produced by foreigners. The study is a critical analysis that examines narratives produced in two historical moments. First, comprising the years 2007 and 2008, when the city was suffering from violence-related issues with wide repercussions media; and second, in 2012, the year preceding large and mega events hosted by the city, and after the implementation of pacifying police units and the beginning of city branding. From this comparison, it is possible to realize that there was a change in the narratives of the city with regard to its tourist consumption, particularly in relation to slums, violence and poverty. Favelas, which was previously deleted or seen as a place of extreme danger and only for the few and crazy tourism, becomes a space to be tamed, civilized, mainly by the presence of institutionalized power (State) and civil society with social projects (sports) to teach good life forms. Despite this change, certain clichés - such as samba, sensuality, the beaches, the idea of idyllic paradise - remain solids not only with regard to the representation of the city, but in understanding the Rio as representative of a whole nation
Palavras-chave: City Branding
Imaginaries
City
Tourist Consumption
City Branding
Imaginários
Cidade
Consumo turístico
Comunicação Social
Turismo
Consumo
Imaginário
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: GOTARDO, Ana Teresa. Rio para gringo: a construção de sentidos sobre o carioca para consumo turístico. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8987
Data de defesa: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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