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Tipo do documento: Dissertação
Título: A contribuição do jornalismo guiado por dados para a criação de valor nas organizações jornalísticas
Título(s) alternativo(s): The contribution of data-driven journalism to value creation in media organizations
Autor: Grandin, Felipe Rodrigues 
Primeiro orientador: Moreira, Sonia Virginia
Primeiro membro da banca: Matheus, Letícia Cantarela
Segundo membro da banca: Faustino, João Paulo de Jesus
Resumo: O jornalismo passa por um momento de transição como resultado do surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, que tem fortes reflexos sociais, políticos, culturais e econômicos, tornando a sociedade contemporânea mais global, horizontal e transparente (CASTELLS, 1999, 2003; JENKINS, 2008; MANOVICH, 2001). Um dos efeitos é o crescimento exponencial no volume de informações em circulação, bem como a transformação da maneira como são recebidas, manipuladas e compreendidas. As organizações jornalísticas que historicamente tiveram forte controle sobre suas atividades e mercados precisam lidar agora com a concorrência onipresente pela coleta, seleção, produção e distribuição de notícias e informações (ALBARRAN, 2010; DOYLE, 2013; PICARD, 2009, 2013; RICHERI, 2012). O resultado é a perda de audiência e de anunciantes, que ameaçam a sustentabilidade econômica da indústria. O Jornalismo Guiado por Dados (JGD) emerge nesse contexto de crise financeira e estrutural das organizações jornalísticas. O aumento exponencial das bases de dados de interesse público criou uma nova oportunidade para que o jornalismo assuma a frente no exercício dessas funções. O objetivo dessa dissertação é identificar como o JGD pode ser usado para resgatar a relevância e o valor do jornalismo ao inserir novas práticas da computação e das ciências sociais em seu processo produtivo e criando novos produtos e serviços. Tendo o estudo de caso como base para a pesquisa, centrado no núcleo Estadão Dados, do jornal O Estado de S. Paulo, busca-se um melhor entendimento sobre essa prática e seus possíveis benefícios para a sustentabilidade das organizações jornalísticas
Abstract: Journalism is going trough a moment of transition as a result of a broader set of changes caused by the emergence of new communication and information technologies. These changes have disruptive social, political, cultural and economical impacts, which are redefining contemporary society as one more global, horizontal and transparent (CASTELLS, 1999, 2003; JENKINS, 2008; MANOVICH, 2001). Among other effects, this phenomena result in an exponential growth of production, storage and distribution of information, changing as well the way people receive, manipulate and understand information (GOLDHABER, 2006, 2012; SIMON, 1972; LANHAM, 1994). Journalism organizations, which for decades long had strict control of their activities and markets, now have to deal with ubiquitous competition over production, gathering, selection and distribution of information and news (ALBARRAN, 2010; DOYLE, 2013; PICARD, 2009, 2013; RICHERI, 2012). The result is a general loss of audience and advertisement that threatens the industry s sustainability. Data-driven Journalism emerges in this context of structural and financial crises. Shaken by increased competition and lost of hegemony, journalists have to deal with the devaluation of functions that traditionally guaranteed its economical value: Accessing sources, determining the significance of information, and conveying it effectively (PICARD, 2009). The exponential rise of available public interest information created an opportunity for journalists to step up and lead the process of making sense of these data. The current dissertation aims to identify in what ways data-driven journalism can be used to rescue the value and relevance of journalism to the society by using new methods, skills and tools, and creating new products and services. The case study method is the baseline for this research, centered in the Estadão Dados core, from O Estado de S. Paulo newspaper, this work aims to better understand these new practices and their possible positive effects on the sustainability of journalism organizations
Palavras-chave: Data-driven journalism
Value creation
Media economics
Sensemaking
Jornalismo guiado por dados
Criação de valor
Economia de mídia
Produção de sentidos
Comunicação social
Jornalismo
Jornais brasileiros
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO COMERCIAL DE JORNAIS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: GRANDIN, Felipe Rodrigues. A contribuição do jornalismo guiado por dados para a criação de valor nas organizações jornalísticas. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8988
Data de defesa: 21-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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