Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8996
Tipo do documento: Dissertação
Título: Instagramers da cidade maravilhosa: popularidade e visibilidade de sujeitos comuns no Instagram a partir de imagens do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Instagramers of the wonderful city: popularity and visibility of common subjects in the Instagram from images of Rio de Janeiro
Autor: Antunes, Bianca Fernandes 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Braga, Robson da Silva
Segundo membro da banca: Polivanov, Beatriz Brandão
Resumo: O trabalho em questão se propõe a discutir a construção do processo de popularidade e visibilidade de sujeitos comuns no Instagram a partir de fotos do Rio de Janeiro. Tomamos como objetode estudo os perfis de @rickymedina, @babilemos e @ticianaporto, três fotógrafos que possuem um grande número de seguidores no aplicativo em um nicho específico formado por instagramers que têm interesse por fotografar paisagens. Para isso, foram feitasa observação e a descrição das práticas de produção e circulação das imagens que visam analisar a rede sociotécnica formada pelos instagramers e suas fotos, nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. Nesse sentido, levamos em conta o conceito de performance proposto por Goffman para identificar como eles mobilizam saberes culturais e técnicas para potencializar as suas visibilidades, mediada por imagens, diante de uma audiência específica no maior aplicativo de compartilhamento de fotos da internet
Abstract: This work in question proposes to discuss the construction of the process of popularity and visibility of common subjects in Instagram from photos of Rio de Janeiro. We took as a subject the profile of @rickymedina, @babilemos and @ticianaporto, three photographers who have a large number of followers in the app in a specific group formed by instagramers who are interested in landscape photographs. For this, an observation and description of production and sharing practices of the images were made to analyze the sociotechnical network formed by the instagramers and their photos, in the monthsof July, August and September of 2016. In this sense, we take into account the performance concept proposed by Goffman to identify how they mobilize cultural and technical knowledge to enhance their visibility, mediated by images, to a specific audience in the largest Internet photo-sharing application
Palavras-chave: Instagram
Performance
Visibility
Rio de Janeiro
Photography
Instagram
Visibilidade
Rio de Janeiro
Fotografia
Comunicação Social
Redes sociais - Rio de Janeiro (RJ)
Performance
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ANTUNES, Bianca Fernandes. Instagramers da cidade maravilhosa: popularidade e visibilidade de sujeitos comuns no Instagram a partir de imagens do Rio de Janeiro. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8996
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Bianca Fernandes Antunes.pdf4,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.