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Tipo do documento: Dissertação
Título: Novas culturas torcedoras: das arenas do futebol-negócio à resistência nas arquibancadas e redes
Título(s) alternativo(s): The New Cultures of Supporterism: from the football-business arenas to the resistance on the stands and networks
Autor: Santos, Irlan Simões 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Jesus, Gilmar Mascarenhas de
Segundo membro da banca: Gastaldo, Edison Luis
Resumo: Ao fim da edição 2016 do Campeonato Brasileiro Série A teríamos o momento ideal para o balanço dos impactos das novas arenas no futebol brasileiro. Era o terceiro ano desde a realização da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, que encerraria o período de teste dos tão propalados legados da Copa . Neste trabalho investigamos aquilo que se convencionou chamar de nova cultura torcedora : a alteração do público dos estádios e da aplicação de um novo conceito de consumo esportivo, na seleção desse público, através do encarecimento dos ingressos, e na mudança do padrão de comportamento, agora mais passivo, individualizado e orientado para o consumo. No entanto, na contra corrente desse fluxo aparentemente inevitável de transformações do futebol local, detectamos experiências coletivas de torcedores que contestavam essas mudanças, e reverberavam um fenômeno já notado no epicentro da indústria do futebol global: movimentos de resistência torcedora à mercantilização do futebol, que começavam a borbulhar no caldeirão dos legados das novas arenas. São duas noções conflitantes, dialéticas, que irrompem como consequências diretas da (tentativa de) transformação dos estádios e das torcidas do Brasil. Duas novas culturas torcedoras que deveriam ser investigadas no fechamento desse ciclo pós-Copa . Desse modo, buscamos traçar o histórico de desenvolvimento da indústria do futebol a partir do estudo dos seus quatro elementos principais: clube, jogador, estádio e torcida. Esforço feito com o objetivo de estabelecer os pressupostos preliminares para a formação de uma economia política crítica do futebol. Num segundo momento focamos no estudo dos estádios e das torcidas para examinar essas novas culturas torcedoras a partir do Cruzeiro Esporte Clube e Sport Club Internacional. No segundo capítulo buscamos compreender o surgimento do conceito de consumo esportivo entendido como arena multiuso , e como esse implica nas mudanças que detectamos, através de uma pesquisa quantitativa, no Mineirão e no Beira-Rio. O terceiro capítulo completa o estudo buscando investigar os movimentos de resistência torcedora à mercantilização do futebol, para compreender as experiências da Resistência Azul Popular e do Povo do Clube, respectivamente, agora em caráter qualitativo
Abstract: The end of the 2016 Brazilian National Championship was the perfect moment for a balance of the impacts of the new arenas in Brazilian Football. It was the third year since the FIFA World Cup took place in Brazil, which ended the time of tests of the much publicized World Cup legacies . In this work, we researched what is now being called the new culture of supporterism : the change of spectator crowd in the stadiums; the application of new concepts of sports consuming; by the selection of the frequenters of the stadium through the rise of the ticket prices; and the change of the fan s behavior to a more passive, individualized and consume-oriented style. However, against this apparently inevitable flux of transformations, contestation rose through collective experiences of supporters, who reflected a phenomenon that was already taking place in the epicenter of the global football industry: movements of resistance of supporters against the commodification of football. Those two conflicting and dialectical notions erupt directly from the (attempts to) transformation of Brazilian stadiums and football fans. They are the two new cultures of supporterism that urge to be understood after the end of the post-World Cup cycle . In this sense, we aimed to narrate the history of development of the football industry through the study of it four main components: club, player, stadium and fan. The goal was to establish the basic ground for the construction of a critical political economy of football. After that, we focused on the CruzeiroEsporteClube and Sport Club International stadiums and fans to examine those new cultures of supporterism . In the second chapter, we tried to understand the rise of the multi-purpose arenas concept of sports consuming and the changes it brought to the football through a qualitative research at the stadiums of Mineirão and Beira-Rio. The final chapter is a qualitative research of the Resistência Azul Popular and Povo do Clube experiences to understand the movements of resistance against the commodification of football
Palavras-chave: Football
Political Economy of Communication
Arenas
Football commodification
Supporters resistance movements
Economia Política da Comunicação
Arenas
Mercantilização do futebol
Movimentos de resistência torcedora
Comunicação Social
Futebol
Torcidas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SANTOS, Irlan Simões. Novas culturas torcedoras: das arenas do futebol-negócio à resistência nas arquibancadas e redes. 2017. 246 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8998
Data de defesa: 21-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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