Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999
Tipo do documento: Dissertação
Título: A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
Título(s) alternativo(s): Ethics in propaganda: the perspective of the consumer and its significations: a study based on complaints to CONAR
Autor: Bragaglia, Ana Paula 
Primeiro orientador: Soares, Jorge Coelho
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Márcio Souza
Segundo membro da banca: Maciel, Betânia
Resumo: O estudo investiga, em denúncias de consumidores brasileiros encaminhadas ao CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária motivações de reclamações quanto ao caráter ético das propagandas contestadas, bem como levanta possíveis significações deste cenário, debruçando-se, principalmente, sobre discussões referentes a modelos de subjetividade da sociedade atual dita "das imagens". Para melhor compreensão da pesquisa, apresenta-se primeiramente tais modelos, classificados como sujeito "hedonista", sujeito "fragmentado", sujeito "individualista", sujeito "do vazio" e "do consumo", e sujeito de "autonomia" e "liberdade" reduzidas, e, em seguida, aponta-se as motivações inicialmente observadas nos discursos analisados e as relações construídas ao confrontar tais motivações com os perfis de subjetividade levantados
Abstract: The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentioned
Palavras-chave: Subjective issues
Advertisement
Consumption
Image
CONAR
Ética
Subjetividade
Propaganda
Consumo
Imagem
CONAR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999
Data de defesa: 16-Dez-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Paula Bragaglia DC.pdf761,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.