Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9006
Tipo do documento: Dissertação
Título: Como contar histórias em 15 segundos: uma websérie audiovisual brasileira produzida para um aplicativo de celular e a aceleração da espectatorialidade digital na era da conexão e da mobilidade
Título(s) alternativo(s): How to tell stories in 15 seconds: a Brazilian audiovisual web series produced for a mobile application and the acceleration of digital spectatoriality in the age of connectivity and mobility
Autor: Batista, Camila Sampaio Nogueira 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Erick Felinto de
Segundo membro da banca: Curi, Pedro Peixoto
Resumo: As tecnologias digitais vêm transformando, de forma significativa, a experiência audiovisual no século XXI. O barateamento dos aparelhos smartphones e dos pacotes de conexão à internet móvel de alta velocidade, nos últimos anos, vêm causando mudanças expressivas nos modos de produção, distribuição, armazenamento, exibição e consumo de vídeos. Embora a revolução digital tenha gerado impactos sobre todos os elos da cadeia audiovisual, esta Dissertação de Mestrado, ao analisar especificamente uma websérie brasileira independente, desenvolvida para a fruição a partir de dispositivos móveis conectados, privilegia a investigação sobre um produto audiovisual finalizado, realizado para um aplicativo online, como elemento de estímulo e reflexo, simultaneamente, de mudanças na cultura audiovisual digital contemporânea. Partindo da hipótese de que o intenso processo de convergência dos meios de comunicação, aliado ao fenômeno de mobilidade das mídias, expresso sucintamente na figura de um smartphone, exerce grande influência sobre as formas de percepção do sujeito contemporâneo, este trabalho se propõe articular conexões entre o ritmo cada vez mais acelerado, fragmentado e descontínuo da espectatorialidade digital e seus reflexos sobre uma websérie audiovisual brasileira independente, realizada para o consumo online. A websérie de ficção cômica 1/QUARTO, produzida original e exclusivamente para o aplicativo social Instagram, foi analisada com o objetivo de associar questões relativas à atenção e à percepção na era da conexão e da mobilidade à exploração de novas formas de desenvolver séries audiovisuais de ficção na cultura digital
Abstract: Digital technologies have been significantly transforming the audiovisual experience in the 21st century. The falling costs of smartphone devices and high-speed mobile internet connection packages in recent years have caused significant changes in the modes of video production, distribution, storage, display and consumption. Although the digital revolution has generated impacts on all links in the audiovisual chain, this Master s Dissertation, when analyzing specifically an independent Brazilian web series developed for the enjoyment of connected mobile devices, enhances research on a finished audiovisual product, carried out for an online app as an element of stimulus and reflection, simultaneously, of changes in the contemporary digital audiovisual culture. Based on the hypothesis that the intense process of media convergence, together with the phenomenon of media mobility, expressed succinctly in the figure of a smartphone, exerts a great influence on the forms of perception of the contemporary subject, this Dissertation proposes to articulate connections between the increasingly accelerated, fragmented and discontinuous pace of digital spectatoriality and its reflections on an independent Brazilian audiovisual web series for online consumption. The 1/QUARTO comic fiction web series, originally and exclusively produced for the social application Instagram, was analyzed with the objective of relating issues related to attention and perception in the age of connection and mobility to the exploration of new ways of developing fiction audiovisual series in digital culture
Palavras-chave: Audiovisual
Web series
Digital culture
Connectivity
Instagram
Audiovisual
Cultura digital
Conexão
Instagram
Comunicação Social
Redes Sociais Online
Webséries
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BATISTA, Camila Sampaio Nogueira. Como contar histórias em 15 segundos: uma websérie audiovisual brasileira produzida para um aplicativo de celular e a aceleração da espectatorialidade digital na era da conexão e da mobilidade. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9006
Data de defesa: 24-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Camila S N Batista.pdf6,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.