Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9010
Tipo do documento: Dissertação
Título: A retomada do espetáculo radiofônico: como a webcam vem remediando a programação de emissoras populares no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The replay of the radio show: How the webcam has been remediating the programming of popular radio stations in Rio de Janeiro
Autor: Oliveira, Renata Guimarães Victor de 
Primeiro orientador: Kischinhevsky, Marcelo
Primeiro membro da banca: Abreu Júnior, João Batista de
Segundo membro da banca: Lopez, Débora Cristina
Resumo: O presente estudo em Comunicação Social busca refletir de forma empírica e qualitativa a reconfiguração das rotinas produtivas diante da remediação da linguagem radiofônica trazida pela webcam de estúdio. A pesquisa tem seu recorte em duas emissoras populares da região Metropolitana do Rio de Janeiro, que estão no ar simultaneamente nas frequências AM e FM, com audiência significativa no segmento (Super Rádio Tupi e Rádio Globo Rio), entre maio de 2015 e fevereiro de 2017. Uma metodologia mista foi aplicada com monitoramento pela internet, entrevista semiestruturada e observação participante. São feitas reflexões sobre: 1) novas lógicas de produção; 2) as transformações no campo profissional; e 3) a adaptação do estúdio de rádio em cenário, estetizando a postura e a ambiência da produção radiofônica, o radialista e equipe de produção, em seu habitat profissional. Há a hipótese de que, em certa medida, e reconfigurado no espaço-tempo da comunicação digital, a remediação da radiofonia está trazendo a retomada do espetáculo radiofônico
Abstract: The following study in Social Communication presents an empirical and qualitative reflection on some of the ways in which the introduction of studio webcams has reconfigured productive routines (i.e. remediating radiophonic language). The research considers two popular broadcasting stations in the Rio de Janeiro metro area that air simultaneously in AM and FM and have significant audiences in their niche (Super Rádio Tupi e Rádio Globo Rio), in the period comprised between May 2015 and October 2016. Mixed methods have been employed, including online monitoring, semi-structured interviews and participant observation. It offers reflections on 1) new logics of production; 2) transformations in the professional field; and 3) the adaptation of radio studios into scene/setting, which aestheticizes the disposition and ambience of the radiophonic production, the broadcaster and the production staff in their professional environment. It advances the hypothesis that, to an extent, and reconfigured by the spatiotemporal conditions of digital communication, the remediation of radiophonic broadcasting is driving the comeback of radiophonic shows
Palavras-chave: Remediation
Convergence
Communication
Remediação
Comunicação
Comunicação Social
Radio Rio de Janeiro, RJ
Convergência
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Renata Guimarães Victor de. A retomada do espetáculo radiofônico: como a webcam vem remediando a programação de emissoras populares no Rio de Janeiro. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9010
Data de defesa: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Renata G Victor de Oliveira.pdf3,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.