Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9016
Tipo do documento: Dissertação
Título: As experiências cognitivas nas relações de consumo colaborativo mediadas pelo aplicativo Tem Açúcar
Título(s) alternativo(s): The Cognitive Experiences in collaborative consumption relationships mediated by Tem Açúcar App
Autor: Mendonça, Daniele de Aragão 
Primeiro orientador: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Primeiro coorientador: Araújo, Marcelo Castañeda de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Costa, Ramon Bezerra
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar o quanto as experiências cognitivas (materiais, afetivas e sociais) implicam outros aprendizados nas relações de consumo colaborativo, o qual dá acesso a bens sem que haja necessariamente a troca monetária. Fenômeno contemporâneo que estabelece disputas e posições nos meios de produção, auxilia tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no cultural (HUTCHINS, 2000) e aponta diferentes normas e procedimentos nas interações entre as pessoas e as tecnologias de comunicação. Por meio dos dados coletados via análise documental, de metodologia Survey e de entrevista em profundidade com a fundadora do Tem Açúcar, aplicativo de empréstimos, trocas e doações entre vizinhos, é trabalhada a hipótese de que há uma mudança nas relações com as marcas dos bens de consumo emprestados, trocados ou doados, que implica um deslocamento de valor das marcas desses produtos para um valor afetivo, prevalecendo as emoções (JENKINS, 2014). Como principais resultados deste estudo, além da constatação da participação de atores no processo de trocas de produtos que privilegiam a dimensão pessoal, emergem outras variáveis de influência nessa teia de compreensão como, por exemplo, a reputação das pessoas e a reputação das marcas dos produtos, assim como o perfil dos usuários do app em relação às faixas etárias, estilo de vida, nível de consciência sobre a prática de consumo e conhecimento e acesso a informações sobre o consumo colaborativo em si. Essas interações também apresentam experiências ricas cognitivamente, abarcando valores e desenvolvendo competências que incluem a preocupação com a construção de modos de existir mais conectados com a cultura e as diferentes formas de se viver no ambiente global. Vê-se, ainda, que a tecnologia digital em rede potencializa a escala de alastramento de um consumo mais consciente, aproxima estranhos e facilita a construção de ciclos de gratidão, fazendo parte da cocriação de valor afetivo atribuído às experiências cognitivas dos usuários do aplicativo pesquisado
Abstract: This research proposes to investigate how much the cognitive experiences (material, affective and social) imply in other learnings in the relations of collaborative consumption, which gives access to goods without necessarily having the monetary exchange. A contemporary phenomenon that establishes disputes and positions in the means of production, assists both in cognitive and cultural development (HUTCHINS, 2000) and points out different norms and procedures in the interactions between people and communication technologies. Through the data collected through documents analysis, Survey methodology and in-depth interview with the founder of Tem Açúcar, an app of loans and donations between neighbors, the hypothesis of this research is made that there is a change in the relations with the brands of consumer goods borrowed, exchanged or donated, which implies a displacement of the value of the brands of these products, to an affective value, prevailing the emotions (JENKINS, 2014). As main results of this study, in addition to the participation of actors in the process of product exchanges that privilege the personal dimension, other variables of influence emerge in this web of understanding such as, for example, the reputation of the people and the reputation of the brands of the products, as well as the profile of the users of the app in relation to the age groups, lifestyle, level of awareness about the practice of consumption and knowledge and access to information about the collaborative consumption itself. These interactions also present rich experiences cognitively, embracing values and developing competencies that include concern for the construction of ways of existing more connected with culture and the different ways of living in the global environment. It is also seen that the digital network technology potentiates the scale of spreading of a more conscious consumption, approaches strangers and facilitates the construction of cycles of gratitude, being part of the co-creation of affective value attributed to the cognitive experiences of the users of the searched app
Palavras-chave: Collaborative consumption
Cognitive experiences
Tem Açúcar
Affective value
Consumo colaborativo
Tem Açúcar
Valor afetivo
Comunicação Social
Experiências cognitivas
Aplicativo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MENDONÇA, Daniele de Aragão. As experiências cognitivas nas relações de consumo colaborativo mediadas pelo aplicativo Tem Açúcar. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9016
Data de defesa: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Daniele de Aragao Mendonca.pdf1,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.