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Tipo do documento: Dissertação
Título: #museumselfie: sociabilidades mediadas por imagens conectadas no Instagram
Título(s) alternativo(s): #museumselfie: socialities mediated by conected images on Instagram
Autor: Silva, Vanessa de Freitas 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cíntia Sanmartin
Segundo membro da banca: Polivanov, Beatriz Brandão
Resumo: Desde a sua popularização em 2013, a selfie, entendida nesse trabalho como o ato de enquadrar a imagem de si em uma fotografia feita, em geral, com o telefone celular e difundida nos sites de redes sociais, recebeu uma crítica negativa por parte da imprensa e da academia, que a classificou como mais uma ferramenta de comunicação a serviço da espetacularização de um eu narcísico. O que diferencia as selfies das outras formas de registro da própria imagem é o fato de ser considerada uma imagem conectada, ou seja, que pressupõe a existência de um destinatário e que, ao mediar a sociabilidade nos sites de redes sociais, torna-se uma poderosa ferramenta de conversação. O objetivo dessa investigação é analisar as sociabilidades mediadas pela imagem conectada a partir das dinâmicas apropriativas das selfies em museus compartilhadas no Instagram. Optou-se por trabalhar com dois museus com características distintas: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) e o Museu de Arte do Rio (MAR). Observou-se que, enquanto o CCBB RJ estimula a prática das selfies em suas exposições, o MAR não impede, mas também não incentiva a autorrepresentação fotográfica. Foi feito um mapeamento preliminar das selfies postadas no Instagram, no período de 3 de maio a 2 de agosto de 2017, sob as hashtags #ccbbrj e #museudeartedorio. Por meio de uma análise qualitativa dos posts, a partir dos elementos que acompanhavam as selfies, como as legendas, as hashtags, as marcações de lugar e os comentários, verificamos três formas recorrentes de experiência com a imagem: Informar e atestar , Sentir e exprimir e Entreter e brincar . Dessa forma, mais do que uma mera espetacularização narcísica de si ou de transformar a arte em pano de fundo para suas fotografias pessoais, concluímos que as selfies no museu ampliam a experiência da imagem e suas funções e se constituem em uma legítima maneira de os atores sociais se apropriarem de elementos da vida social, como os museus e suas obras, e usá-las nas suas performances conversacionais, produzindo diferentes formas interação mediadas no Instagram
Abstract: Since its popularization in 2013, selfie understood in this work as the act of framing the self-image in a photograph took, in general, with the cell phone and shared on social network websites has received a negative criticism by part of the press and the academy, which classified it as another communication tool in the service of the spectacularization of a narcissistic self. What distinguishes selfies from other forms of self-representation is the fact that they are considered a connected image, the one that presupposes the existence of a receiver and, by providing a means to socialities on social network websites, it becomes a powerful conversational tool. The purpose of this research is to analyze socialities resulted from the connected images, given the appropriation dynamics of selfies at museums shared on Instagram. It was decided to work with two museums with different characteristics: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) and Museu de Arte do Rio (MAR). While CCBB RJ stimulates the practice of selfies in its exhibitions, MAR does not prohibit photographic self-representation, but also does not encourage it. The data was collected through selfies at museums posted on Instagram, from May 3 to August 2, 2017, under the hashtags #ccbbrj and #museudeartedorio. In a qualitative analysis of the posts, from the elements that accompanied the selfies, such as captions, hashtags, geotags and comments, we found three recurring forms of experience with the image: Inform and attest , Feel and express and Entertain and play . Thus, rather than a mere narcissistic spectacularization of oneself or the shrinkage of art into background for personal photographs, we conclude that selfies at museums extend the experience of the image and its functions and constitute a legitimate way for social actors to appropriate elements of social life, such as museums and their works of art, and use them in their conversational performances, producing different interaction forms on Instagram
Palavras-chave: Selfie
Museum
Sociality
Photography
Instagram
Selfie
Sociabilidades
Fotografia
Instagram
Comunicação Social
Fotografia
Museu
Redes Sociais on-line
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Vanessa de Freitas. #museumselfie: sociabilidades mediadas por imagens conectadas no Instagram. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9017
Data de defesa: 28-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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