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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9026
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão |
Título(s) alternativo(s): | Drugs at cinema: the non-hegemonic representation as transgression Drugs at cinema: the non-hegemonic representation as transgression |
Autor: | Ferreira, Gisele Motta |
Primeiro orientador: | Silva, Patricia Rebello da |
Primeiro membro da banca: | Dias, Rafael Mendonça |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Resumo: | Esta pesquisa busca expor a representação não-hegemônica das drogas no cinema como ato de transgressão. Encara o cinema como media potente na criação de discursos que rompem com a retórica médico-sanitarista e a retórica jurídico-moral, que guiam a discussões do tema na mídia e na sociedade. Busca analisar o lugar da droga na atualidade associada à ilegalidade, periculosidade e violência através de produtos culturais audiovisuais que vão de encontro a esses discursos hegemônicos. Foram analisados três filmes brasileiros: Meteorango Kid herói intergaláctico (1969), de André Luiz Oliveira; Paraísos Artificiais (2012), de Marcos Prado; e A Vizinhança do Tigre (2014), de Affonso Uchoa. Os filmes apresentam olhares diversos, sendo potentes na criação de uma nova compreensão sobre a questão das drogas, que vem sendo amplamente explorada a partir do proibicionismo |
Abstract: | This research aims to expose the non-hegemonic representation of drugs in the cinema as an act of transgression. It considers cinema as a powerful media in the creation of discourses that break with the medical-sanitarian and the legal-moral rhetorics, which guide the discussion of this subject in the media and in society. It examines the place of drugs today - in relation to illegality, risks and violence - through audiovisual cultural products that go against these hegemonic discourses. Three brazilian films were analyzed: Meteorango Kid - the intergalactic hero (1969), by André Luiz Oliveira; Artificial Paradises (2012), by Marcos Prado; and The Neighborhood of the Tiger (2014), by Affonso Uchoa. These films show different perspectives emphasizing the creation of a new understanding on the drug issue, that has been widely explored through a prohibitionist paradigm |
Palavras-chave: | Drugs Anti-prohibition Transgression Antiproibicionismo Transgressão Comunicação Social Drogas Cinema |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | FERREIRA, Gisele Motta. Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9026 |
Data de defesa: | 12-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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