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Tipo do documento: Dissertação
Título: Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão
Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão
Título(s) alternativo(s): Drugs at cinema: the non-hegemonic representation as transgression
Drugs at cinema: the non-hegemonic representation as transgression
Autor: Ferreira, Gisele Motta 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Rebello da
Primeiro membro da banca: Dias, Rafael Mendonça
Segundo membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Resumo: Esta pesquisa busca expor a representação não-hegemônica das drogas no cinema como ato de transgressão. Encara o cinema como media potente na criação de discursos que rompem com a retórica médico-sanitarista e a retórica jurídico-moral, que guiam a discussões do tema na mídia e na sociedade. Busca analisar o lugar da droga na atualidade associada à ilegalidade, periculosidade e violência através de produtos culturais audiovisuais que vão de encontro a esses discursos hegemônicos. Foram analisados três filmes brasileiros: Meteorango Kid herói intergaláctico (1969), de André Luiz Oliveira; Paraísos Artificiais (2012), de Marcos Prado; e A Vizinhança do Tigre (2014), de Affonso Uchoa. Os filmes apresentam olhares diversos, sendo potentes na criação de uma nova compreensão sobre a questão das drogas, que vem sendo amplamente explorada a partir do proibicionismo
Abstract: This research aims to expose the non-hegemonic representation of drugs in the cinema as an act of transgression. It considers cinema as a powerful media in the creation of discourses that break with the medical-sanitarian and the legal-moral rhetorics, which guide the discussion of this subject in the media and in society. It examines the place of drugs today - in relation to illegality, risks and violence - through audiovisual cultural products that go against these hegemonic discourses. Three brazilian films were analyzed: Meteorango Kid - the intergalactic hero (1969), by André Luiz Oliveira; Artificial Paradises (2012), by Marcos Prado; and The Neighborhood of the Tiger (2014), by Affonso Uchoa. These films show different perspectives emphasizing the creation of a new understanding on the drug issue, that has been widely explored through a prohibitionist paradigm
Palavras-chave: Drugs
Anti-prohibition
Transgression
Antiproibicionismo
Transgressão
Comunicação Social
Drogas
Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FERREIRA, Gisele Motta. Drogas no cinema: a representação não-hegemônica como transgressão. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9026
Data de defesa: 12-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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