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Tipo do documento: Dissertação
Título: A imagem técnico-memética no Facebook
Título(s) alternativo(s): The technical-memetic image on Facebook
Autor: Oliveira Neta, Juracy Pinheiro de 
Primeiro orientador: Oliveira, Erick Felinto de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Segundo membro da banca: Polivanov, Beatriz Brandão
Resumo: Partindo do modelo fenomenológico da história da cultura proposto pelo filósofo de mídia Vilém Flusser, no qual a mediação do mundo se dá pela alternância entre a imagem, o texto e a imagem técnica como códigos dominantes de cada época, usamos esta última, e as suas potencialidades telemáticas, para compreender a cultura hipermemética que assola a contemporaneidade e que tem no image macro a sua maior expressão, sendo este uma figura que conjuga em uma única moldura imagem e texto. Ao realizarmos a interface entre o pensamento flusseriano e esses memes, chegamos à conclusão de que estes são imagens técnico-meméticas que materializam a potência dialógica lúdica que emana das imagens produzidas por aparelhos através de vários temas explorados ao longo dessa dissertação, tais como, agenciamento sociotécnico, criatividade (coletiva), redes como modelo de propagação de informação, diálogo e interação via superfícies imagéticas; mas, sobretudo, estes caracterizam a própria fusão dialética dos dois códigos que têm se transcodificado ao longo de toda a história ocidental, isto é, a imagem e o texto. Tendo como objetivo analisar a forma híbrida do image macro no tocante à essa relação imagem-texto, escolhemos como objeto de análise os memes mais compartilhados da fan page memética Suricate seboso do site de rede social Facebook, esta página produz suas montagens através de uma utilização bastante criativa de composições imagéticas feitas com suricates aliada à transcrição da linguagem oral do dialeto cearense; como resultado do nosso estudo de caso, obtemos três regularidades com relação à maneira como ocorre esse imbricamento entre os códigos, a saber: imagem < texto; imagem > texto; imagem = texto. Além disso, dada as especificidades da memesfera brasileira, a nossa opção pelo Facebook se justifica por esse ser o maior hub de memes nacional, no qual os macros foram alçados ao posto de uma das suas linguagens, encapsulando a utopia de um devir dialógico pelas imagens e se tornando uma rede telememética na qual as potencialidades comunicativas e afetivas dos memes se dão a perceber através de formas de interação como curtidas, comentários e compartilhamentos. Por fim, tornamo-nos jogadores enredados no processo de (re)produção dessas unidades criativas que criam elos e diálogos entre nós ao mesmo tempo que modificam a maneira como imaginamos e conceituamos, tendo em vista que nos expressamos cada vez mais por meio da sua linguagem dialética
Abstract: Having the phenomenological model of cultural history proposed by the media philosopher Vilém Flusser as a starting point, as he grasps the mediation of the world by the alternation between image, text and technical image as the dominant code of each age, we take the latter, as well as its telematic potentialities, in order to comprehend the hypermemetic culture plaguing our current times through its highest expression, namely, the image macro, a figure that combines image and text in a single frame. Interfacing Flusserian thought and these memes, we conclude that they are technical-memetic images, which embody the playful and dialogic power emanating from the images produced by apparatuses through various themes explored along this dissertation, such as, socio-technical agency, (collective) creativity, networks as a model for the spread of information, dialogue and interaction via pictorial surfaces; most importantly, they characterize the dialectical merging of the two codes that have been transcoded throughout Western history, i.e. image and text. Aiming to analyze the hybrid form of the image macro regarding its relation image-text, we choose as object of analysis the most shared memes from the memetic Facebook fan page Suricate seboso , which produces their impressive montages through the creative combination of imagery compositions made with meerkats allied with the transcription of the oral language of Ceará, a state with its own Portuguese dialect; as a result of our case study, we defined these three regularities concerning the manners such imbrication of both codes occurs: image < text; image > text; image = text. Moreover, given the specifics of Brazilian memesphere, our choice for Facebook is due to its hegemony as the greatest national hub of memes; in such a social networking website, the macros became one of its languages in a way it does not only encapsulate the utopia of a dialogue with and through images but also becomes a telememetic network in which communicative and emotional potential of memes are materialized by forms of interaction as likes, comments and shares. Eventually, we have become networked players in the process of (re)production of these creative unities that create links and dialogues between nodes at the same time they change the way we imagine and conceptualize as we increasingly express ourselves through their dialectical language
Palavras-chave: Technical image
Meme
Image macro
Dialectics of image-text
Imagem técnica
Meme
Image macro
Dialética imagem-texto
Comunicação Social
Imagem
Computadores e civilização
Facebook
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: OLIVEIRA NETA, Juracy Pinheiro de. A imagem técnico-memética no Facebook. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9032
Data de defesa: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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