Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9035
Tipo do documento: Dissertação
Título: A intimidade do poder em Aleksandr Sokurov: a sensação de confinamento e uma estética da decadência em Moloch, Taurus e O Sol
Título(s) alternativo(s): The intimacy of power in Aleksandr Sokurov: the sense of confinement and an aesthetic of decadence in Moloch, Taurus and The Sun
Autor: Barbosa, Paula Cabral Sancier 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Rebello da
Primeiro membro da banca: Abreu, Leandro Pimentel
Segundo membro da banca: Machado, Patrícia Furtado Mendes
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar três filmes (Moloch, Taurus e O Sol) da chamada Tetralogia do poder do cineasta russo Aleksandr Sokurov. Estes filmes representam a intimidade de Adolf Hitler, Vladimir Lênin e Hirohito, figuras políticas totalitárias do século XX, em situações históricas. O presente trabalho investiga nestes filmes o deslocamento da forma moderna de se retratar a guerra e a revolução no cinema - associada predominantemente a uma macro-estrutura política, focada no espaço público -, para uma forma íntima de representação destes mesmos líderes e eventos históricos, colocando em primeiro plano o tema da morte e do poder. A estética sokuroviana é politicamente contrária à forma-cinema do stalinismo, o realismo socialista, se situando criticamente com relação ao passado através de referências estéticas de pinturas do século XIX. Com isso, a sua obra questiona também o legado estético da guerra para o cinema
Abstract: This dissertation proposes to analyze three films (Moloch, Taurus and The Sun) of the so-called "Tetralogy of power" by Russian filmmaker Aleksandr Sokurov. These films represent the intimacy of Adolf Hitler, Vladimir Lenin and Hirohito, totalitarian political figures of the twentieth century, in historical situations. This study investigates in these films the displacement of the modern form of portraying the war and the revolution in the cinema predominantly associated with a political macro-structure, focused on the public space -, to an intimate representation of those same leaders and historical events, putting in the foreground the theme of death and power. The Sokurovian aesthetics is politically opposed to the form-cinema of Stalinism, the socialist realism, standing critically in relation to the past through aesthetic references of nineteenth-century paintings. Thus, his work also questions the aesthetic legacy of the war to the cinema
Palavras-chave: History
Art
Power
Arte
Poder
Comunicação Social
Cinema
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BARBOSA, Paula Cabral Sancier. A intimidade do poder em Aleksandr Sokurov: a sensação de confinamento e uma estética da decadência em Moloch, Taurus e O Sol. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9035
Data de defesa: 4-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Paula Cabral Sancier Barbosa.pdf3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.