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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9035
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A intimidade do poder em Aleksandr Sokurov: a sensação de confinamento e uma estética da decadência em Moloch, Taurus e O Sol |
Título(s) alternativo(s): | The intimacy of power in Aleksandr Sokurov: the sense of confinement and an aesthetic of decadence in Moloch, Taurus and The Sun |
Autor: | Barbosa, Paula Cabral Sancier ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Patricia Rebello da |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Leandro Pimentel |
Segundo membro da banca: | Machado, Patrícia Furtado Mendes |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a analisar três filmes (Moloch, Taurus e O Sol) da chamada Tetralogia do poder do cineasta russo Aleksandr Sokurov. Estes filmes representam a intimidade de Adolf Hitler, Vladimir Lênin e Hirohito, figuras políticas totalitárias do século XX, em situações históricas. O presente trabalho investiga nestes filmes o deslocamento da forma moderna de se retratar a guerra e a revolução no cinema - associada predominantemente a uma macro-estrutura política, focada no espaço público -, para uma forma íntima de representação destes mesmos líderes e eventos históricos, colocando em primeiro plano o tema da morte e do poder. A estética sokuroviana é politicamente contrária à forma-cinema do stalinismo, o realismo socialista, se situando criticamente com relação ao passado através de referências estéticas de pinturas do século XIX. Com isso, a sua obra questiona também o legado estético da guerra para o cinema |
Abstract: | This dissertation proposes to analyze three films (Moloch, Taurus and The Sun) of the so-called "Tetralogy of power" by Russian filmmaker Aleksandr Sokurov. These films represent the intimacy of Adolf Hitler, Vladimir Lenin and Hirohito, totalitarian political figures of the twentieth century, in historical situations. This study investigates in these films the displacement of the modern form of portraying the war and the revolution in the cinema predominantly associated with a political macro-structure, focused on the public space -, to an intimate representation of those same leaders and historical events, putting in the foreground the theme of death and power. The Sokurovian aesthetics is politically opposed to the form-cinema of Stalinism, the socialist realism, standing critically in relation to the past through aesthetic references of nineteenth-century paintings. Thus, his work also questions the aesthetic legacy of the war to the cinema |
Palavras-chave: | History Art Power Arte Poder Comunicação Social Cinema História |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | BARBOSA, Paula Cabral Sancier. A intimidade do poder em Aleksandr Sokurov: a sensação de confinamento e uma estética da decadência em Moloch, Taurus e O Sol. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9035 |
Data de defesa: | 4-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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