Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9036
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vila Autódromo na mídia: estudo das representações das desapropriações
Título(s) alternativo(s): Vila Autódromo in the media: study of representations of expropriations
Autor: Farias, Maria Clara Ferraz Gordilho de 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Segundo membro da banca: Siqueira, Euler David de
Resumo: Esse estudo tem como objetivo analisar as representações midiáticas a respeito das desapropriações que ocorreram na Vila Autódromo, visando analisar o enquadramento apresentado pelo Jornal O Globo, a respeito dessa problemática no período de 2011 a 2016. Como contribuição para a linha de pesquisa Cultura de Massa, Cidade e Representação Social , esse estudo apresenta também a reflexão em torno do marketing urbano, evidenciando suas funções e aplicações, e das territorialidades adjacentes a esse processo, verificando as mensagens implícitas que a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Vila Autódromo transmitiu aos leitores através do Jornal O Globo. Os estudos apontaram para um marketing generalizado, principalmente nos planejamentos urbanos, transformando as cidades em mercadorias orientadas pelo poder do capital, retirando delas seu caráter de espaço de encontro e confronto entre cidadãos, criando dessa forma um distanciamento das relações sociais
Abstract: This study aims to analyze the mediatic representations regarding the expropriations that took place in Vila Autódromo, aiming to analyze the framework presented by the newspaper O Globo, regarding this problem in the period from 2011 to 2016. As a contribution to the research line "Mass Culture, City and Social Representation", this study also presents the reflection about urban marketing, showing its functions and applications, and the territorialities adjacent to this process, verifying the implicit messages that the City Hall of Rio de Janeiro and Vila Autódromo transmitted to readers through O Globo newspaper. Studies have pointed to widespread marketing, especially in urban planning, transforming cities into goods guided by the power of capital, removing from them their character as a space of encounter and confrontation between citizens, thus creating a distancing of social relations
Palavras-chave: Conflicts
Mega events
Olympics
Vila Autódromo
Media
Conflito
Megaeventos
Vila Autódromo
Mídia
Comunicação Social
Olimpíadas
Desapropriação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FARIAS, Maria Clara Ferraz Gordilho de. Vila Autódromo na mídia: estudo das representações das desapropriações. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9036
Data de defesa: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Maria Clara Ferraz Gordilho de Farias.pdf1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.